Aproveite o bom tempo e leve a família ou a sua cara metade para actividades saudáveis sem levar a carteira. O POSTAL pediu aos anfitriões de cada concelho do Algarve um roteiro que lhe dê boas razões para sair do sofá.
Fique com as sugestões dos nossos presidentes de câmaras municipais, que responderam até à data do nosso fecho de edição, e aproveite para usufruir mais e melhor do Algarve com actividades para todos os gostos.
Há razões de sobra para sair de casa na terra do Sol mesmo em tempos outonais.
Aproveite o bom tempo do Algarve e divirta-se!
As propostas para Alcoutim do presidente da Câmara Osvaldo Gonçalves
Rota do Contrabando
Embora as actividades de contrabando entre Portugal e Espanha estivessem, à partida, mais facilitadas nas zonas de “raia seca”, a pobreza e a falta de outras oportunidades, levou, desde tempos imemoriais, os habitantes da região a dedicarem-se também ao comércio de mercadorias, ilegal face às leis vigentes.
A Rota do Contrabando apresenta alguns aspectos referentes à presença da Guarda Fiscal e contrabando em Alcoutim, sendo propostos dois pequenos percursos pedestres, que permitem explorar e evocar ambas as actividades do contrabando apreciando as belas panorâmicas sobre o Rio Guadiana e a beleza natural da região. Os percursos estão disponíveis para a modalidade pedestre e de BTT.
Festival gastronómico do concelho de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio”
“Sabores da Serra ao Rio” é o nome do Festival Gastronómico de Alcoutim, a decorrer nos fins-de-semana do mês de Novembro nos restaurantes do concelho. Esta edição é dedicada aos sabores de Outono.
Nas ementas dos restaurantes aderentes constam diversos pratos típicos da gastronomia da região desta época do ano, com destaque para os pratos à base de caça e de porco preto, o ensopado de borrego, as migas com carne de alguidar, o javali estufado ou no barro, a galinha de cabidela, o cozido de grão, entre muitas outras iguarias que fazem parte da Dieta Mediterrânica actualmente classificada como património cultural e imaterial da Humanidade.
As propostas do presidente de Câmara Vítor Guerreiro para São Brás de Alportel
Calcorrear as ‘pegadas do tempo’
Na manhã do último domingo do mês, propomos mais uma etapa do ciclo mensal de passeios “Pegadas no Tempo”, ao encontro de “São Brás Moderno”, séc. XX.
Na agenda reserve o dia 30 de Outubro para dar asas aos seus passos e sem se perder calcorreie o muito que São Brás de Alportel tem para oferecer.
Calce-se a rigor, acompanhe-se de um leve resguardo que a serra tem surpresas climáticas, e esteja certo de que não se vai arrepender.
A participação é gratuita, com inscrição pelo telefone 289 840 019 ou em [email protected]
Saiba mais em www.cm-sbras.pt.
Na ‘Rota do Amor’
Está no coração do Algarve, em terra de bons ares!
Na melhor companhia, atreva-se a fazer “a Rota do Amor”: a pé, de bicicleta ou a cavalo, siga por percursos que o levam à descoberta do barrocal e da Serra do Caldeirão. Inspire-se na poesia das fontes e descanse o olhar na paisagem dos miradouros.
Demore-se no centro histórico, coração da vila, visite a Igreja Matriz, o Palácio e o Jardim da Verbena, percorra pedras milenares na “Calçadinha Romana” e delicie-se no Jardim da Fonte Nova!
Quer desafio mais apaixonante?!
Monchique e as propostas do presidente da Câmara Rui André
Inexplicavelmente, existem lugares lugares na terra que nos prendem!
Monchique desafia-o, todo o ano, a uma experiência diferente para si e para toda a família. A natureza brindou-a com os seus múltiplos tons de verde e a frescura das suas fontes e ribeiras. Zona de “águas sagradas” e local onde se cura o cansaço do corpo e da mente (para os Romanos) e local mágico para outros (os árabes chamaram-na de montanha sagrada). Este local, que se destaca de todos os outros, porque é o Topo do Algarve, é o ideal para partir à descoberta da natureza, da cultura, da gastronomia e do seu bem-estar e lazer. Aqui, poderá percorrer cenários de beleza indescritível, panoramas naturais de eleição para a prática de diversas actividades desportivas, local onde as emoções se tornam fortes mas que sentem o conforto das gentes afáveis e sempre disponíveis para bem receber. Atreva-se!
“Veredas” de Monchique
São centenas de quilómetros que acompanham cursos de ribeiras, estradas antigas ou tão somente percursos que nos levam a descobrir um território único. São as árvores monumentais, chaminés de saia, geologia e água a que se junta o saber popular.
Caminhar apura os sentidos, e aqui estas “Veredas” ajudam ainda mais, delicie-se com os aromas das plantas, observe a fauna e flora, oiça as estórias do saber local, delicie-se com os produtos únicos desta terra cuja água lhe dá um paladar alcalino único no mundo.
Rejuvenesça, sinta este lugar único. Muna-se de uns sapatos confortáveis e aventure-se nas “veredas” de Monchique”.
As propostas do presidente da Rogério Bacalhau para Faro
À descoberta do património histórico da cidade
Partindo do centro, a Rua de Santo António, “centro comercial” a céu aberto, em direcção ao Jardim Manuel Bivar, chegamos ao imponente Arco da Vila, principal entrada do centro histórico, a “Cidade Velha”.
Dentro das muralhas descobrimos o edifício dos Paços do Concelho, a Igreja da Sé, o Paço Episcopal e o Museu Municipal, uma passeio urbano carregado de História.
Vista a um das 7 maravilhas naturais de Portugal – a Ria Formosa
Na Ria Formosa, sugiro-lhes o percurso da Barra de São Luís, integrado no Parque Natural da Ria Formosa, onde se poderá observar uma extensa fauna e flora de inigualável beleza.
À beira mar ou junto à Ria não deixe passar ao lado esta beleza única do Algarve.
Agora que já conhece as propostas dos autarcas, não perca tempo e faça-se ao caminho.