Após o período de confinamento imposto pela Covid-19, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes reabriu esta terça-feira, 12 de maio, estando os utentes obrigados a respeitar um conjunto de normas de atendimento presencial, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.
Nas semanas de portas fechadas ao público, os profissionais deste equipamento cultural – inaugurado em novembro de 1993 – procederam “à limpeza e higienização de todas as superfícies, alterando a disposição do espaço para reforço da segurança, o que permitirá o afastamento de dois metros entre utilizadores. Nas rampas de acesso à porta principal foi colocada sinalização para espera em fila, igualmente com dois metros de distância”, explica a autarquia portimonense em comunicado.
Todos os frequentadores devem desinfetar as mãos nos dispensadores de gel desinfetante e usar obrigatoriamente máscara, respeitando o distanciamento físico de, pelo menos, dois metros, além de adotarem a etiqueta respiratória.
A Biblioteca Municipal de Portimão funcionará durante o mês de maio de segunda a sexta-feira, no horário contínuo das 10 às 16:30, com um curto período de encerramento do espaço para desinfeção, entre as 13:30 e as 14 horas.
A partir de 18 de maio, a lotação máxima passa a ser de 20 pessoas, distribuídas pelas duas salas, não sendo permitida a leitura de revistas e jornais. Os utentes devem solicitar à equipa da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes os livros que pretendem, não os retirando das estantes em circunstância alguma. Após a consulta, devem devolver os livros ao bibliotecário.
No que toca ao serviço de empréstimo domiciliário, os leitores serão acompanhados por um funcionário, que retirará o livro pretendido da estante, funcionando a devolução através da caixa de correio no exterior do edifício. Os exemplares emprestados ou consultados ficarão de quarentena durante 15 dias.
Apenas poderão ser emprestados os documentos que fazem parte do arquivo documental da Biblioteca Municipal de Portimão, não estando disponível o empréstimo interbibliotecas.
De referir que, após a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o próximo espaço cultural a reabrir portas será o Museu de Portimão no dia 18 de maio, preparando para o efeito um conjunto de iniciativas a divulgar muito em breve.