A Biblioteca Municipal de Faro realiza amanhã, 15 de Outubro (sábado), uma palestra sobre o tema “A Biblioteca do Bispo do Algarve D. Fernando Martins Mascarenhas saqueada em 1596 – O Projeto de Investigação em Oxford”, da responsabilidade do professor José António Martins.
Quando forem 16 horas a biblioteca acolhe a palestra sobre o tema que configura um dos acontecimentos «mais sui generis da história algarvia», o espólio bibliográfico do saque desta biblioteca particular pertencente ao prelado algarvio pelo então conde de Essex, constituído, na sua maioria, por obras raras datadas dos finais do século XV e primeiro quartel do século XVI, foi oferecido a Thomas Bodleian fundador da atual Bodleian Library em 1602.
Fernando Martins Mascarenhas, que foi bispo do Algarve entre 1594 e 1616, e é reconhecido pelos historiadores como um «homem de grande cultura e um dos melhores teólogos do seu tempo», doutorado em Teologia e reitor da Universidade de Coimbra.
O professor José António Martins é doutorado em Letras e autor de uma vasta bibliografia histórica. Nesta conferência dissertará sobre a personalidade e obra do bispo D. Francisco Martins Mascarenhas, do seu papel como grande impulsionador da Reforma Tridentina, e sobre a importância deste valioso espólio ainda pouco estudado, para a «cultura da Região do Algarve, de Portugal e da Europa».
A entrada é livre.