O Festival da Batata-doce começa amanhã em Aljezur e vai prolongar-se por três dias.
“O maior festival gastronómico de outono do Sul de Portugal”, assim o classifica a Câmara local, responsável pela organização do evento, celebra uma das produções agrícolas mais conhecidas do concelho, cujo reconhecimento ao nível da qualidade é cada vez mais notório não só na região como no país.
Organizado pelo município de Aljezur, em colaboração com a Associação dos Produtores da Batata-doce de Aljezur, é local ideal para apreciar a melhor batata-doce do país e degustar a excelente gastronomia e doçaria tradicionais desta zona, onde a batata-doce, variedade lyra, certificada com Indicação Geográfica Protegida, é o ingrediente principal.
Adquirir a verdadeira e deliciosa batata-doce de Aljezur ou simplesmente apreciá-la assada na hora em forno de lenha, ou frita em rodelas, como aperitivo, com açúcar e canela, assim como degustá-la em pratos tradicionais nos diversos restaurantes e tasquinhas locais representados no recinto, são motivos mais do que suficientes para rumar a Aljezur.
O certame conta ainda com várias dezenas de expositores e um programa que privilegia o melhor da região do Algarve desde o artesanato, ao comércio, passando pela doçaria tradicional, diversos showcookings apresentados por conceituados chefs, provas de vinhos e aguardentes, concurso de doces de batata-doce, entre outros momentos culturais.
As entradas no certame são gratuitas e o horário para Sexta e Sábado, está estipulado entre as 12 e as 24 horas, enquanto no domingo está definido entre as 12 e as 22 horas.
Mais informações estão disponíveis na página online do evento aqui.