A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai efetuar o levantamento de toda a ocupação existente na zona pedonal da cidade, bem como dos acessos de viaturas a estas áreas, informou hoje a autarquia.
A medida tem como objetivo aferir o atual estado de utilização da via pública (nomeadamente por esplanadas, expositores e mobiliário urbano) e melhorar e regulamentar as condições de segurança, acesso e circulação de viaturas, salvaguardando pessoas e bens.
“Nesta sequência, a autarquia, o Serviço Municipal de Proteção Civil e as diversas forças de segurança irão realizar, nos próximos dias, um conjunto de visitas de proximidade à zona pedonal de VRSA, a partir das quais será traçado um diagnóstico da situação existente e proposto um conjunto de melhorias a adotar”, refere a nota.
O Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na atualidade, “um excelente exemplo da arquitetura e do urbanismo do século XVIII e possui um Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de VRSA, sendo considerado um exemplo a nível nacional”.
Para o Município, “importa, pois, compatibilizar este estatuto com um Centro Comercial a Céu Aberto que se pretende vigoroso e dinamizador da economia local, sem colocar em causa a segurança dos munícipes e daqueles que nos visitam”.