Provavelmente já se viu parado perante um semáforo vermelho, no entanto, acabou de passar por si um ciclista que ignorou por completo a indicação dada pela luz do semáforo. A prática é comum e por isso há muitos condutores que se questionam se as bicicletas podem passar quando o semáforo está vermelho. Saiba que tal comportamento não é permitido e há coimas associadas.
Se conduzir uma bicicleta e não a imobilizar totalmente perante um sinal STOP ou um sinal vermelho estará a praticar uma contraordenação muito grave. Significa isto que, caso tenha carta de condução, irá perder quatro pontos, para além de lhe ser aplicada uma sanção de inibição de conduzir veículos a motor por um período de 2 meses a 2 anos.
As coimas variam entre os 120 e os 600 euros e, caso não tenha carta de condução, a bicicleta ser-lhe-á apreendida.
De salientar ainda que os ciclistas não podem circular em sentido contrário, mesmo que estejam junto ao passeio ou numa estrada com pouca circulação automóvel. Note-se ainda que os ciclistas são obrigados a respeitar os sinais de trânsito proibido, sob pena de estarem a cometer uma contraordenação grave.
Assim sendo, à semelhança do que acontece com os restantes veículos, também as bicicletas devem respeitar o código da estrada, já que este também lhes diz respeito. De qualquer forma, segundo avança o Motor24, é importante que os automobilistas respeitem uma distância lateral, no mínimo, de 1,5 metros para os ciclistas.
Leia também: Já há como saber se o radar de velocidade disparou?