A cozinha portuguesa oferece uma riqueza imensa, com vários pratos tradicionais considerados irresistíveis por muitos. Algumas das nossas receitas têm raízes bastante antigas. Um dos petiscos que marca presença regular nas tascas portuguesas, de norte a sul do país, é feito com o fiel amigo. Os pastéis de bacalhau são uma especialidade com história. Saiba agora como fazer pastéis de bacalhau com uma receita clássica de 1904 anos com a ajuda do NCultura.
Pastéis de Bacalhau à Moda Antiga (Receita Original)
Os pastéis de bacalhau têm uma origem antiga, embora haja desencontros de teses sobre a verdadeira região de origem. Segundo o NCultura, esta é a base da receita mais antiga e tradicional já registada.
Os pastéis de bacalhau, ou bolinhos de bacalhau, como também são conhecidos, especialmente na região norte do país, são uma tentação que conquistou os portugueses.
No livro “Tratado de Cozinha e Copa”, de Carlos Bandeira de Melo, podemos encontrar a primeira receita oficialmente registada, datada de 1904. A partir desta base, foram desenvolvidas muitas receitas com variações.
Para fazer pastéis de bacalhau à moda antiga vai ter de:
- Cozer as Batatas e o Bacalhau:
- É possível cozer as batatas e o bacalhau em conjunto, no mesmo tacho, ou fazê-lo em separado. Independentemente do método, é necessário que ambos fiquem bem cozidos e macios.
- Esmagar a Batata e o Bacalhau:
- Utilize um passe-vite para esmagar batatas e legumes. Este utensílio é a melhor opção para a realização desta receita.
- Dar Forma aos Pastéis de Bacalhau:
- Utilize duas colheres, uma para dar quantidade ao tamanho do pastel de bacalhau e outra para ajudar a dar o formato. Passe a massa de uma colher para outra.
- Quantidades Certas:
- Para obter um pastel de bacalhau perfeito, as quantidades de bacalhau e batatas devem ser aproximadas, proporcionando uma textura consistente.
- Eliminar Gordura:
- Evite o excesso de gordura fritando os pastéis no óleo. Retire-os da frigideira e coloque-os sobre papel absorvente para eliminar o excesso de gordura.
Repita este procedimento com todos os pastéis, utilizando vários pratos com papel absorvente, assegurando uma remoção eficaz da gordura excessiva.
Leia também: Descubra estas três receitas da Chef Noélia Jerónimo e surpreenda neste Natal