Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Noélia Jerónimo. Crédito: PortoBay Hotels & Resorts
Noélia Jerónimo. Crédito: PortoBay Hotels & Resorts
Nacional

Descubra estas três receitas da Chef Noélia Jerónimo e surpreenda neste Natal

Estas receitas prometem uma mesa de Natal repleta de sabores algarvios e tradição. Delicie-se com estas propostas e surpreenda a família

11:54 14 Dezembro, 2023 12:24 14 Dezembro, 2023 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Natal é uma época que evoca memórias de sabores únicos e receitas reconfortantes. De acordo com a Visão Sete, para Noélia Jerónimo, chef de cozinha e proprietária do restaurante Noélia & Jerónimo, em Cabanas de Tavira, esta é uma celebração que ganha vida à volta dos tachos, numa cozinha permeada por aromas tradicionais e amor familiar.

A chef partilhou, com a fonte citada, três receitas deliciosas para uma mesa de Natal verdadeiramente especial.

Ceviche de Gamba do Algarve com Clementina

Foto Vasco Célio/STILLS | DR

Ingredientes:

  • 400 g de gamba do Algarve
  • 5 clementinas
  • 1 lima
  • 50 g de gengibre
  • 1 colher de sopa de ovas de lumpo
  • 1 malagueta grande
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.
  • 4 ou 5 pés de coentros

Preparação:

“Descasque e corte as gambas cruas em pedaços.

Esprema uma das clementinas e a lima e junte às gambas. Ralar o gengibre, aproveitando o seu sumo, pique os coentros e adicione ambos ao preparado. Tempere com sal e azeite.

Retirar o excesso de líquido e acrescentar as ovas de lumpo. Retificar os temperos. Colocar por cima a malagueta cortada em fatias e os coentros, e enfeitar com os gomos das restantes clementinas.”

Galo de Natal

Foto Vasco Célio/STILLS | DR

Ingredientes:

  • 1 galo com 4 ou 5 kg
  • 200 g de manteiga
  • 6 clementinas
  • 1 pitada de tomilho
  • 200 g de bacon
  • 3 cebolas roxas médias
  • 4 pés de aipo
  • 4 cenouras
  • 1 alho-francês
  • 400 g de castanhas congeladas sem pele
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 1,5 kg de batatas
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta-preta q.b.
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de sobremesa de mel

Preparação:

“Começar a preparar o galo de véspera. Temperar a manteiga (à temperatura ambiente) com a raspa de quatro clementinas, sal e uma colher de sobremesa de pimenta-preta. Com esta manteiga, untar o peito do galo por baixo da pele. Cortar as clementinas em gomos, espremer ligeiramente e pôr dentro do galo. Em seguida, adicionar o tomilho e o bacon cortado em pedaços. Num tabuleiro de ir ao forno, fazer uma cama com cebolas cortadas grosseiramente, aipo, cenoura, alho-francês e bacon. Deixar a descansar, no frigorífico, durante 12 horas.

No próprio dia, colocar o tabuleiro no forno a 160 graus, onde deverá ficar a assar durante 1h30. Quando estiver quase cozinhado, retirar o tomilho de dentro do galo e colocar as castanhas, deixando ficar a assar mais 15 minutos a 200 graus, para a pele ficar crocante. Retirar o tabuleiro do forno e deixar descansar.

Reservar o galo. Para fazer o molho, retirar o excesso de gordura dos legumes, juntar um litro de água e o cálice de vinho do Porto, ficando a apurar no forno durante 30/40 minutos, a 210 graus, até o molho engrossar ligeiramente. Retificar o sal e a pimenta-preta. Por fim, passar por um passador.

Numa panela, pôr as batatas sem pele a cozer. Assim que estiverem quase cozidas, colocar num tabuleiro e temperar com azeite, sal, manteiga, alho e tomilho. À parte, escaldar as cenouras. Cortar as cenouras às rodelas e colocar noutro tabuleiro com cebola roxa, duas clementinas cortadas em quatro (reservar um pouco do sumo), sal e pimenta. Juntar uma colher de sobremesa de mel e uma colher de sopa de manteiga. Adicionar o sumo das clementinas e levar ao forno durante 15/20 minutos até ficarem douradinhas.

Servir o galo, os legumes, as batatas e regar, a gosto, com o molho apurado.”

Bolo de Amêndoa de Natal

Foto Vasco Célio/STILLS | DR

Ingredientes:

  • 8 ovos inteiros
  • 4 gemas de ovos
  • 500 g de açúcar
  • 500 g de amêndoa
  • 1 laranja
  • 1 limão
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 300 g de gila
  • 200 g de frutas cristalizadas
  • Farinha
  • Bagas de romã e fios de ovos para decorar

Preparação:

“Numa tigela, bater os ovos, o açúcar e a amêndoa (metade picada, metade ligeiramente triturada) com uma colher de pau ou com as mãos. A ideia é de que a massa fique batida, sem criar bolhas. A seguir, juntar a raspa da laranja e do limão, a manteiga e a gila.

Lavar as frutas cristalizadas e deixar secar. Quando estiverem secas, envolver com farinha e sacudir para retirar o excesso.

Colocar a massa numa forma e, adicionar, por cima, as frutas cristalizadas. Deverá entrar no forno a 180 graus, baixando-se logo em seguida para os 160 graus, ficando a cozer durante 30 minutos.

Decorar a gosto, com fios de ovos e bagas de romã”.

Estas receitas prometem uma mesa de Natal repleta de sabores algarvios, tradição e amor. Delicie-se com estas propostas únicas que, para a chef, representam não apenas receitas, mas memórias de infância e alegria compartilhada à mesa. Que o seu Natal seja tão especial quanto estas criações culinárias sugerem.

Leia também: Conheça os novos valores e escalões do Abono de Família para 2024

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Algarve Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Bonnie Tyler.
Algarve Cultura Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais população em Portugal pode mexer na idade da reforma? Economista explica o que está em causa

11:00 9 Julho, 2026 10:00 9 Julho, 2026 | João Luís

Há mais população residente em Portugal do que se estimava, mas o impacto na idade da reforma depende sobretudo da esperança de vida aos 65 anos

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Jovens num cinema ao ar livre.
Algarve Cultura

Loulé avança com sessões de cinema português ao ar livre e com entrada gratuita

17:20 8 Julho, 2026 15:44 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Concelho de Loulé volta a receber sessões gratuitas de cinema português ao ar livre entre 16 de julho e 1 de agosto

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Algarve, Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Bonnie Tyler.
Algarve, Cultura, Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais população em Portugal pode mexer na idade da reforma? Economista explica o que está em causa

11:00 9 Julho, 2026 10:00 9 Julho, 2026 | João Luís

Há mais população residente em Portugal do que se estimava, mas o impacto na idade da reforma depende sobretudo da esperança de vida aos 65 anos

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Jovens num cinema ao ar livre.
Algarve, Cultura

Loulé avança com sessões de cinema português ao ar livre e com entrada gratuita

17:20 8 Julho, 2026 15:44 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Concelho de Loulé volta a receber sessões gratuitas de cinema português ao ar livre entre 16 de julho e 1 de agosto

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde
    Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde
  • Voto de Louvor reconhece percurso académico e cultural do são-brasense José d’Encarnação
    Voto de Louvor reconhece percurso académico e cultural do são-brasense José d’Encarnação
  • Duas ondas de calor registadas na costa algarvia pela Marinha
    Duas ondas de calor registadas na costa algarvia pela Marinha
  • Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira
    Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira
  • Vaga de calor leva INEM a receber 5.200 chamadas por dia
    Vaga de calor leva INEM a receber 5.200 chamadas por dia

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal