A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Guarda Nacional Republicana da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão, apreendeu este domingo cerca de 700 quilogramas de haxixe no Porto de Pesca da Fuseta, no concelho de Olhão.
Durante uma operação, o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) detetou uma embarcação a navegar em ocultação de luzes e com um comportamento suspeito junto à Barra da Fuseta.
“Face às suspeitas levantadas, de imediato foram mobilizados meios da Guarda para o local, com o intuito de se proceder à abordagem da embarcação suspeita que, momentos depois, entrou no Porto de Pesca da Fuseta”, explica a GNR em comunicado.
Na sequência da ação policial, as autoridades intercetaram a embarcação que continha no seu interior aproximadamente 700 quilos de haxixe (20 fardos), impedindo-se assim o desembarque do produto estupefaciente e acautelando-se a prova.
Até ao momento não foi possível identificar os suspeitos, que encetaram fuga apeada perante a presença dos meios da Guarda.
Após diligencias policiais, a embarcação foi apreendida, bem como o produto estupefaciente.
Na sequência da ação foi elaborado um auto de notícia, e os factos foram remetidos ao Departamento de Investigação e Acão Penal (DIAP) de Faro.
A GNR lembra que a “Unidade de Controlo Costeiro, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das Regiões autónomas, gere ainda o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo, que visa garantir a deteção, localização e identificação de ameaças no mar territorial, orla costeira e fronteira externa marítima da União Europeia”.