O projeto MindAut da APEXA é um dos vencedores da quinta edição dos Prémios Caixa Social, reconhecido na entrega dos prémios que ocorreu no dia 17 de outubro, na Culturgest em Lisboa, homenageando um total de 36 projetos.
“Os Prémios Caixa Social têm como objetivo apoiar e promover projetos sociais inovadores com foco na inclusão social. Através do projeto MindAut, visa-se potenciar um ambiente de aprendizagem seguro e inclusivo para crianças com autismo, abordando três dimensões cruciais: a criança, o cuidador e os agentes educacionais”, explica a Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve.
A APEXA acredita que “o sucesso escolar das crianças com autismo está intrinsecamente ligado à interação social e ao apoio do ambiente circundante”.
Este projeto tem como missão criar “um ambiente de aprendizagem onde a inclusão é a palavra-chave. Com um foco nas necessidades das crianças com autismo, os cuidadores desempenham um papel crucial e serão informados das diversas formas de auxiliar os seus filhos”.
O projeto MindAut considera que “o sucesso escolar das crianças com autismo pode ser influenciado pela qualidade das suas interações sociais e pelo apoio proporcionado pelo ambiente que as rodeia. Pretende-se promover a compreensão e empatia por parte de todos os envolvidos, desde os educadores até aos funcionários de escola. A inclusão e a aceitação das diferenças são os conceitos principais que definem o MindAut”.
A APEXA acredita que “o MindAut não só contribuirá para o sucesso educativo das crianças com autismo, mas também para a promoção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade é valorizada. Este projeto representa uma promessa de um futuro mais brilhante e igualitário para todas as crianças, independentemente das suas diferenças”.
Sobre os prémios Caixa Social 2023
A 5ª Edição dos Prémios Caixa Social distingue o trabalho de 36 instituições sociais, a nível nacional, com um prémio no valor global de 760 mil euros, nas áreas de intervenção: Inclusão Social e Solidariedade, Prevenção e Cuidados de Saúde, Criação e Promoção de Emprego e Educação e Formação e Capacitação.
Os Prémios Caixa Social visam financiar e desenvolver projetos sociais, com carácter inovador, replicáveis e orientados para mitigar a pobreza e favorecer a inclusão social, nas suas mais variadas vertentes.
Nesta edição foram apresentadas um total de 777 candidaturas, provenientes de todo o país, com a seguinte distribuição: 44% das candidaturas na área da Inclusão Social e Solidariedade, 26% na área da Prevenção e Cuidados de Saúde, 23% na área da Educação, Formação e Capacitação e 6,5% na área da Criação e/ou Promoção de Emprego.
Sobre a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve
A APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, desenvolve atualmente trabalho de Apoio e Integração Social, oferecendo um conjunto de Soluções para os mais variados problemas.
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social com Estatuto de Utilidade Pública, fundada a 19 de Março de 2003. É hoje um elo entre a comunidade, proporcionando uma variedade de respostas Sociais, Terapêuticas e Pedagógicas, tendo especial incidência nos Concelhos de Albufeira, Silves, Loulé, Portimão e Lagoa.
A APEXA explica que “tem como missão desenvolver respostas adequadas à Inclusão da pessoa com e sem deficiência nas áreas da saúde, reabilitação, lazer, desporto, educação, formação e trabalho, promovendo o direito à igualdade de oportunidades e à melhoria da qualidade de vida, dando prioridade à satisfação e à realização pessoal dos utentes”.
Através da Inclusão social, a APEXA procura ser uma instituição de referência no Algarve, ao promover e desenvolver o capital Humano da região.
A realização deste propósito Humanista é assente no respeito, solidariedade e inclusão como os nossos valores fundamentais, lutamos pela igualdade de direitos e inclusão plena das pessoas com ou sem deficiência.
Leia também: Standup Comedy com Guilherme Duarte para ajudar a APEXA