A obra vencedora na freguesia de Almancil da primeira edição do Orçamento Participativo do Município de Loulé, realizada em 2014, foi inaugurada na passada sexta-feira.
Assim, a escolha dos munícipes permitiu requalificar a entrada nascente da vila, entre o nó de São Lourenço e a Avenida Duarte Pacheco.
Os trabalhos levados a cabo passaram pelo arranjo de bermas e construção de passeios, colocação de iluminação pública, limpeza de terrenos, criação de espaços verdes, colocação de árvores, relocalização de outdoors e colocação de um outdoor alusivo à freguesia de Almancil.
Esta obra teve um custo de 54 mil euros.
De salientar que este foi um dos três projectos finalistas da primeira edição do Orçamento Participativo do Município de Loulé em Almancil, e que mereceu o voto da esmagadora maioria, com 432 votos. Em 2015, foi a vez da escolha dos almancilenses ter recaído no melhoramento do troço de ligação da EN125-4 à rotunda da Algar – Estádio do Algarve, obra ainda não concluída.
Relativamente aos projectos de 2016, levados a votação durante o passado mês de Setembro, encontram-se a construção de passeios desde a rotunda do Esteval até à ponte junto da Via do Infante, o projecto “Almancil tem História” (colocação de 4 equipamentos urbanos interactivos em 4 locais da vila, que convidam a conhecer o património da freguesia de Almancil) e o melhoramento das instalações do centro de operações Refood de Almancil (casa modular, equipada com cozinha e W/C).
Com o mote “No nosso Concelho, todos contam. Participe!”, o Orçamento Participativo do Município de Loulé tem constituído, desde o ano inaugural, um projecto emblemático da verdadeira participação cívica na vida política concelhia.