A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) reforça o seu compromisso com a saúde e a segurança da comunidade com a aquisição de seis Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE).
A entrega simbólica dos equipamentos decorreu no Quartel dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim, na presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, que destacou a prioridade atribuída à proteção da vida e a resposta a emergências.
Os DAE adquiridos serão instalados em locais estratégicos do concelho, assegurando uma resposta rápida em situações de paragem cardíaca súbita.
Os equipamentos estarão disponíveis no Parque Municipal de Campismo de Monte Gordo, nas Piscinas Municipais de Vila Real de Santo António, na Viatura da Proteção Civil, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Cacela, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
“Diversos estudos comprovam que o uso de um desfibrilhador, nos primeiros três minutos após uma paragem cardíaca, pode aumentar a taxa de sobrevivência até 74%”, a afirma a autarquia em comunicado, acrescentando que “este investimento representa, assim, um passo crucial na proteção da vida e no reforço da segurança da população”.
Para garantir a correta utilização dos dispositivos, foi realizada uma formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos.
Esta iniciativa foi desenvolvida em articulação com os Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim, o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Gabinete Municipal de Saúde, capacitando os funcionários municipais para responderem, de forma eficaz, a emergências nos locais onde os dispositivos serão instalados.
Com este investimento e a formação complementar, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António reafirma “o seu compromisso com a saúde, segurança e bem-estar da comunidade, contribuindo para um concelho mais resiliente e preparado para salvar vidas”.
Leia também: Este icónico hotel no Algarve está fechado e não é por falência