Alcoutim acolheu o V Trail do Falcão Real, no passado domingo, um evento que juntou cerca de 800 praticantes de trailrunning. Organizada pela secção de Trail do Grupo Desportivo de Alcoutim, os atletas percorreram caminhos e trilhos mais emblemáticos da região, incluindo as margens da Ribeira do Vascão e do Rio Guadiana.
O evento integrou os Circuitos Nacionais e Regionais de Trail e a Taça Alengarve de Trail, atraindo atletas de várias partes do país e da vizinha Espanha.
A competição contou com três modalidades principais:
Ultra Trail (46km): Sérgio Bellido (Mosqueteros de la Zarza) venceu na categoria masculina, e Mafalda Lourenço (Clube Desportivo Areias de São João) na feminina.
Trail (32km): João Soares (NDC Odemira) foi o vencedor masculino, enquanto Alyson Hayes (Campesino Trail) venceu no feminino.
Trail Sprint (17km): André Duarte (CDC Nave/Trailrunners) triunfou entre os homens, e Filipa Vieira (Crosslift Trail) entre as mulheres.
Além das provas competitivas, houve também uma caminhada para participantes não competitivos, sendo amplamente elogiados os percursos, as marcações e a organização, assegurada pela equipa do GD Alcoutim – Trailrunners.
O evento contou com uma logística exemplar, envolvendo cerca de 50 voluntários apoiados pelos Bombeiros Voluntários de Alcoutim e pela GNR.
Para garantir a segurança, foi criado um Posto de Comando que monitorizou toda a prova e coordenou várias equipas de resgate prontas a intervir em caso de necessidade.
Manuel Augusto, mentor e diretor do V Trail do Falcão Real, considera que “a prova está consolidada e bem referenciada a nível regional e nacional, o futuro passa por melhorar pequenos pormenores e tentar internacionalizar mais a prova de forma a mostrar o potencial desta zona do Algarve para desportos da natureza”.
O Município de Alcoutim, a União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro, e diversas empresas locais e regionais deram apoio essencial à realização desta prova, que reforçou a visibilidade nacional de Alcoutim no universo do trailrunning.
Leia também: Fica a duas horas do Algarve uma das cidades mais baratas para visitar mesmo na época alta