A Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel celebra, no próximo domingo, o 112.º aniversário de Maria da Conceição, utente do Lar de Terceira Idade desta instituição, que testemunhou alguns dos acontecimentos mais significativos da história nacional e mundial.
A comemoração terá lugar no Centro de Dia | ERPI e marca um momento especial que a Misericórdia de São Brás não podia deixar de assinalar, o dia de aniversário da cidadã com mais idade em Portugal.
Maria da Conceição, carinhosamente apelidada de “Rainha” pelos colegas e funcionários do lar, é um exemplo de longevidade e simplicidade, com uma história de vida marcada por trabalho árduo, companheirismo e amizade.
Nascida em 1912, a centenária foi testemunha de alguns dos acontecimentos mais significativos da história nacional e mundial. Ainda criança, viu a criação do concelho de São Brás de Alportel e viveu momentos como a ditadura, a Guerra Colonial, a Revolução do 25 de Abril e a entrada de Portugal na União Europeia, entre outros marcos dos últimos 112 anos.
“Natural do concelho de São Brás de Alportel e sempre aí residente, no sítio de São Romão, já foi e é muito conhecida por ‘Senhora Menina’ e até por ‘Tia Menina’, resultado da sua estatura relativamente baixa. A fé e força para viver tem ajudado a ultrapassar todos os obstáculos da sua vida, incluindo duas grandes epidemias”, pode ler-se no site da Misericórdia de São Brás.
A vida de Maria da Conceição é uma inspiração para todos os que a conhecem, refletindo uma verdadeira história de superação e resiliência, que agora será celebrada com carinho e admiração pela instituição e pela comunidade local.
Leia também: Chegou ao Lidl a marca ‘Stanley’ Cup a um preço que poderá fazer voar o stock