O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) atribuiu à Universidade do Algarve (UAlg) o Selo Estudante-Atleta do Ensino Superior para o triénio 2024-2026. Entre as 12 entidades candidatas, a UAlg destacou-se com uma pontuação de 74 pontos, sendo uma das sete instituições reconhecidas na segunda edição desta iniciativa.
Este selo reflete o compromisso da UAlg em integrar a prática desportiva no ambiente académico, criando condições que permitem aos estudantes alcançar elevados padrões de desempenho tanto nos estudos como nas modalidades desportivas.
Segundo o IPDJ, “este reconhecimento é apenas mais um estímulo ao apoio contínuo de todos os envolvidos na promoção do desporto no ensino superior, em particular aos estudantes-atletas, cuja dedicação e esforço são o motor para a criação de melhores condições para a prática desportiva em contexto académico”.
A atribuição do Selo Estudante-Atleta baseia-se na avaliação das candidaturas das Instituições de Ensino Superior (IES), considerando uma pontuação mínima de 70 pontos em critérios como regulamentação, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que promovam o apoio aos estudantes-atletas.
Este reconhecimento sublinha o esforço contínuo da Universidade do Algarve em proporcionar condições de excelência para a prática desportiva, enquanto promove o desenvolvimento académico dos seus estudantes-atletas, consolidando o seu papel na valorização do desporto no ensino superior.
Universidade do Algarve foi fundada em 1979
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, dos quais mais de 20% são estrangeiros, de 101 nacionalidades.
Fundada em 1979, aparece pela sétima vez no Times Higher Education (THE) Young University Rankings, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, liderando novamente o indicador que avalia a projeção internacional entre as instituições de ensino superior portuguesas.
No Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2023, integra a lista das melhores do mundo, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100.
Também integra pela quinta vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), posicionando-se no intervalo 301-400 na classificação geral, de entre 1963 Instituições de Ensino Superior (IES) de 125 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
Mais recentemente passou a integrar a Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), um “Super Campus” que tem como objetivo criar uma universidade europeia claramente internacional, pluriétnica, multilingue e interdisciplinar, formada por nove universidades: Cádis (Espanha), Bretanha Ocidental (França), Kiel (Alemanha), Gdansk (Polónia), Split (Croácia), Malta (Malta), Nápoles Parthenope (Itália), Algarve (Portugal) e Nord (Noruega).
Leia também: Esta aldeia com 150 habitantes cresce sobre a água e já foi considerada das mais bonitas de Portugal