A Universidade do Algarve realizará na próxima sexta-feira, às 14:30, a Assinatura do Contrato de Empreitada para a construção das novas residências universitárias nos Campi da Penha e de Gambelas. A cerimónia terá lugar na Sala de Seminários da Reitoria, no Campus de Gambelas.
As empreitadas foram adjudicadas por um valor total de 15.864.609,11€ + IVA, permitindo a criação de 287 novas camas: 125 no Campus da Penha e 162 no Campus de Gambelas.
Este projeto insere-se no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Universidade do Algarve tem atualmente cerca de 10 mil estudantes
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, dos quais mais de 20% são estrangeiros, de 101 nacionalidades.
Fundada em 1979, aparece pela sétima vez no Times Higher Education (THE) Young University Rankings, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, liderando novamente o indicador que avalia a projeção internacional entre as instituições de ensino superior portuguesas.
No Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2023, integra a lista das melhores do mundo, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100.
Também integra pela quinta vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), posicionando-se no intervalo 301-400 na classificação geral, de entre 1963 Instituições de Ensino Superior (IES) de 125 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
Mais recentemente passou a integrar a Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), um “Super Campus” que tem como objetivo criar uma universidade europeia claramente internacional, pluriétnica, multilingue e interdisciplinar, formada por nove universidades: Cádis (Espanha), Bretanha Ocidental (França), Kiel (Alemanha), Gdansk (Polónia), Split (Croácia), Malta (Malta), Nápoles Parthenope (Itália), Algarve (Portugal) e Nord (Noruega).
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer