O engenheiro Telmo Pinto, de 54 anos, é o candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara de Loulé, no distrito de Faro, nas eleições autárquicas deste ano, anunciou o partido.
O candidato, que nos últimos 12 anos exerceu o lugar de presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, já tinha sido indicado em agosto passado, por unanimidade, pela concelhia socialista de Loulé, como a escolha do PS para presidir à maior câmara municipal do Algarve.
Telmo Pinto “pertence a uma nova geração de políticos e tem um trabalho em Quarteira que é reconhecido pela população”, disse à agência Lusa o presidente da Comissão Política da Concelhia do PS de Loulé, Vítor Aleixo, também o atual presidente da Câmara, que abandona o cargo devido à lei da limitação de mandatos.
Segundo Vítor Aleixo, o candidato socialista tem uma agenda política “sintonizada” com a resolução dos problemas e com as necessidades da população de Loulé, sendo as suas grandes causas a habitação e a política social.
Telmo Manuel Machado Pinto, de 54 anos, é casado e pai de duas filhas e um filho. O candidato socialista é engenheiro civil, foi jogador profissional de futebol até aos 36 anos e desde 2013 presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.
Loulé é o concelho mais extenso e populoso do Algarve, com 763,67 km2 de área e 72.344 habitantes (2021) e recebe uma parte importante dos seus rendimentos do setor turístico, concentrando vários empreendimentos reconhecidos a nível nacional e internacional, como a Quinta do Lago, Vale do Lobo ou Vilamoura.
Como adversário já conhecido, Telmo Pinto terá o candidato social-democrata Hélder Martins, que se recandidata ao cargo após ter sido derrotado em 2013 pelo atual presidente da autarquia, Vítor Aleixo.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu a corrida à Câmara de Loulé com a maioria de 55,44% dos votos, alcançando seis mandatos, seguido da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT (22,18%), com dois mandatos, e do Chega (8,68%), com um mandato.
A data das próximas eleições autárquicas ainda não está marcada mas a consulta irá decorrer entre setembro e outubro.
Leia também: Adeus carta de condução? Saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir