Frederico Silva, Tiago Pereira e Tomás Luís avançaram para os quartos de final de singulares do Faro Open, garantindo a presença de pelo menos um tenista português nas meias-finais do torneio ITF M25, que decorre até 3 de março no Centro de Ténis e Padel de Faro, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis.
Em pares, Diogo Marques foi o único português a garantir um lugar nos quartos de final, enquanto Tiago Pereira, vencedor da competição de pares no ano passado, foi eliminado na primeira ronda.
Frederico Silva avança após duelo interrompido pela chuva
Quarto cabeça de série, Frederico Silva (ATP 262.º) precisou de lutar em dois courts e a dois tempos para bater o uzbeque Sergey Fomin (ATP 576.º). A chuva interrompeu o encontro quando o português já liderava por 5-2 no set decisivo, forçando uma pausa de quase uma hora e a mudança para um court secundário.
Frederico Silva
Apesar das condições adversas, o jogador das Caldas da Rainha, que treina no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, conseguiu fechar a vitória por 4-6, 6-2 e 6-4 na sua 10.ª vitória no Algarve.
“Foi um encontro que teve um bocadinho de tudo, mas acima de tudo estou muito contente por ter superado mais um encontro difícil. Entrei muito mal, mas fui subindo o nível e antes da paragem por causa da chuva já estava a jogar a um bom nível e a sentir que o encontro estava claramente para o meu lado. Mas depois temos de parar, não sabemos se continuamos hoje, se mudamos de campo, de repente vamos e é preciso todo um novo mindset, porque além do nervosismo habitual de estar a servir para fechar a 5-3 tenho as pernas cheias de mosquitos, sinto os pingos da chuva, a luz à volta do court é muito diferente e também temos o som do padel. Mudou tudo muito depressa para uma situação crítica, mas faz parte e tentei lidar com tudo da melhor forma”, comentou Frederico Silva após o encontro.
Agora, enfrentará nos quartos de final o jovem Tomás Luís (ATP 1343.º), naquele que promete ser o duelo mais aguardado da jornada de sexta-feira.
Tomás Luís surpreende favorito e garante presença nos quartos de final
O tenista de Tavira, Tomás Luís, assinou uma das melhores exibições do torneio ao derrotar o austríaco Sandro Kopp (ATP 331.º e sexto cabeça de série) por 6-4 e 6-1. Com um desempenho sólido e domínio do início ao fim, conseguiu garantir a segunda presença em quartos de final de torneios internacionais, sendo a primeira em eventos ITF M25.
A competir no clube que representa em competições nacionais, a sua prestação em Faro já lhe garantiu pontos importantes que o poderão aproximar do top 1000 ATP.
“Foi um encontro em que estive muito competente do início ao fim e joguei a um nível muito alto. Reparei que ele não estava tão confortável quando eu controlava o ponto de direita e sobretudo quando eu estava contra o vento. Não me lembro de falhar uma bola nessas circunstâncias e percebi que ele estava a ficar impaciente e a fazer bolas que não devia, por isso fui ajustando o plano de jogo”, afirmou o jovem algarvio, que esta semana conta com o apoio especial da mãe e do irmão.
Tiago Pereira soma virada épica e chega aos quartos de final
O melhor tenista algarvio da atualidade, Tiago Pereira (ATP 503.º), protagonizou uma reviravolta memorável ao derrotar o croata Mili Poljicak (ATP 297.º) – antigo campeão júnior de Wimbledon – pelos parciais de 3-6, 7-6(5) e 6-4.
Tiago Pereira
Este resultado permitiu-lhe alcançar, pela primeira vez, os quartos de final de um torneio no Algarve, exatamente um ano após ter conquistado o título de pares no mesmo Faro Open.
Agora, medirá forças com o wild card espanhol Tomas Curras Abasolo (ATP 915.º), que eliminou o principal favorito ao título, Maks Kasnikowski (ATP 224.º).
Diogo Marques mantém esperança portuguesa em pares
Apesar da eliminação de Tiago Pereira, o português Diogo Marques foi o único a avançar para os quartos de final em pares. Ao lado do espanhol Rafael Izquierdo Luque, superou a estreia ao derrotar a dupla sul-americana João Eduardo Schiessl (Brasil) e Andres Urrea (Colômbia) por 1-6, 6-2 e 10-5.
Na próxima ronda, enfrentará o canadiano Justin Boulais e o norte-americano William Woodall.
A ocupação ilegal de casas continua a crescer em Portugal. Desta vez, um casal viu a sua casa ser ocupada ilegalmente, mas a GNR não conseguiu intervir
"Quanto à fusão dos politécnicos e universidades, urge a ultrapassagem dos modelos estruturais conservadores, assegurando a fronteira substantiva, sem permitir que esta constitua uma objeção ao progresso do esqueleto académico"
A nova mopa com spray do Aldi permite-lhe limpar o chão de casa de forma eficiente, tranquila e, acima de tudo, económica. Saiba quando estará disponível