No passado dia 10 de dezembro, a Câmara Municipal de Tavira inaugurou as novas instalações do Centro de Bem-Estar Animal (CMBEA), anteriormente conhecido como Canil e Gatil Municipal de Tavira. Esta iniciativa marca um importante avanço no compromisso da autarquia com o bem-estar animal.
Após a aquisição dos imóveis da antiga Sociedade Protetora de Animais (SPA), situados na Fonte Salgada, por 500.000€, a Câmara Municipal deu início à primeira fase de reabilitação do espaço. O objetivo foi criar condições modernas e funcionais, garantindo o pleno funcionamento do CMBEA.
Este centro passa também a acolher os serviços da nova Unidade de Bem-Estar, Saúde e Sanidade Animal, integrada na Divisão Municipal do Ambiente.
A cerimónia contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Martins, da vereadora responsável pelo pelouro, Sónia Pires, de membros do executivo, representantes da Junta de Freguesia de Tavira, deputados municipais, dirigentes locais, bem como representantes da GNR, incluindo o SEPNA, e parceiros na área de proteção animal.
“Este projeto reflete o compromisso do Município com a proteção e melhoria das condições de vida dos animais e reforça ainda o seu compromisso com a responsabilidade social na construção de uma sociedade mais justa, informada e consciente”, destaca a autarquia em comunicado.
As instalações estão preparadas para acolher animais abandonados ou vítimas de maus-tratos, oferecendo-lhes condições dignas e promovendo a sua adoção responsável. Além disso, o espaço reforça Tavira como uma referência regional na proteção animal.
Além do acolhimento e cuidado dos animais, a Câmara Municipal de Tavira tem implementado iniciativas de sensibilização e educação junto da população, promovendo a adoção consciente e incentivando o voluntariado.
Estas ações visam fortalecer o envolvimento da comunidade e consolidar a causa animal como uma prioridade local.
Leia também: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é bastante contaminado por agrotóxicos