O Município de Tavira aprovou, no passado dia 11 de dezembro, em sessão ordinária da Assembleia Municipal, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing (PEDTM), que define a estratégia de desenvolvimento turístico do concelho para os próximos cinco anos.
Desenvolvido pela Universidade do Algarve, o documento tinha sido previamente aprovado pelo executivo municipal e esteve em consulta pública até 18 de novembro, com os contributos recebidos a serem integrados na versão final.
O PEDTM estabelece quatro produtos turísticos prioritários para Tavira: Sol e Mar, Dieta Mediterrânica, Touring Cultural e Paisagístico e Turismo de Natureza. O plano apresenta Tavira como um destino turístico sustentável e diferenciado, destacando a Dieta Mediterrânica – classificada como Património Cultural Imaterial da UNESCO – e os valores naturais e culturais únicos da região.
Entre as principais medidas previstas destacam-se a implementação de um programa de formação e capacitação de recursos humanos, diversos investimentos em infraestruturas como o porto de recreio, as novas rotas temáticas que ligam o litoral ao interior e melhorias em termos de mobilidade sustentável.
Com uma abordagem participativa, o plano envolveu diversos stakeholders locais e regionais e organiza-se em 18 linhas estratégicas distribuídas por 8 eixos principais: Pessoas, Coesão e Atratividade do Território, Acessibilidades e Mobilidade, Turismo Todo o Ano e Para Todos, Sustentabilidade, Diferenciação através da Dieta Mediterrânica, Inovação e Bem-estar Social, e Investimento.
A implementação do PEDTM terá início em 2025 e decorrerá até 2030, com a execução de programas e ações que visam reforçar a competitividade e a sustentabilidade do turismo em Tavira.
Leia também: Novidade do Lidl (chega antes do natal) promete fazer esquecer a Air Fryer que tem em casa