Dois projetos multimédia desenvolvidos por alunos do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro, e do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco, foram vencedores do Desafio Skills Upload Jr – DigitALL, uma iniciativa que premiou os melhores trabalhos digitais sobre a utilização segura da internet por escolas do primeiro e segundo ciclos.
Os projetos premiados consistem em vídeos educativos criados com as plataformas Animaker e Stop Motion, onde são retratadas situações do dia a dia vividas por crianças e adultos, incluindo experiências de familiares, como avós, pais e vizinhos. Através destas histórias, procura-se alertar para comportamentos de risco no mundo digital e dar a conhecer estratégias de proteção contra potenciais ameaças online.

Os vídeos sensibilizam para a necessidade de evitar interações suspeitas na Internet, como não aceitar pedidos de amizade de desconhecidos, ignorar links duvidosos e não divulgar informações pessoais ou confidenciais, como fotografias, vídeos ou palavras-passe. Além disso, abordam temas como prevenção de burlas em compras online, combate ao cyberbullying e a importância do equilíbrio entre o convívio digital e presencial.
Ao todo, cerca de 1.100 alunos, entre os seis e os 12 anos, de 26 escolas nacionais participaram no desafio, lançado em outubro passado. Sob o tema “Aventuras na Internet em Segurança”, os participantes criaram materiais didáticos e iniciativas para promover boas práticas de segurança digital, ética online e cidadania digital, utilizando ferramentas tecnológicas exploradas no âmbito do Programa DigitALL, uma iniciativa da Fundação Vodafone Portugal para a literacia e o desenvolvimento de competências digitais.
Os vencedores foram anunciados esta terça-feira, num evento nacional realizado na sede da Vodafone, em Lisboa. Os 10 melhores projetos (cinco por cada ciclo de ensino) foram apresentados a um júri, que avaliou critérios como a relevância do tema, a integração de tecnologia, a sustentabilidade da solução e as competências sociais dos alunos.
Como prémio, os alunos e professores dos projetos vencedores receberam computadores portáteis e as respetivas escolas foram contempladas com uma estação de videoconferência.
No próximo dia 17 de março, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, de Castelo Branco, vencedor do segundo ciclo em Portugal, representará o país na final europeia do Desafio Skills Upload Jr – DigitALL, em Bucareste, na Roménia.
A equipa portuguesa competirá com os vencedores de desafios semelhantes na Alemanha, Albânia, Espanha, Grécia, Países Baixos, Itália, Roménia e Turquia.
Leia também: Adeus carta de condução? Saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir