Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão apreenderam, na noite deste sábado, 430 quilos de tamboril durante uma ação de fiscalização na área portuária do Porto de Pesca do Arade, no concelho de Lagoa.
Durante a operação, os agentes detetaram 430 kg de pescado, nomeadamente tamboril, a bordo de uma embarcação, cuja captura se encontra interdita por lei devido a questões relacionadas com a conservação da espécie e os limites estabelecidos para a pesca sustentável.
Foi levantado o respetivo auto de notícia e, como medida cautelar, o pescado foi apreendido pelos elementos da Polícia Marítima. Este será vendido em lota, sendo o valor da venda revertido a favor do processo judicial, avança a Autoridade Marítima Nacional.
A apreensão de espécies cuja captura está proibida é uma medida importante para combater a pesca ilegal e proteger os recursos marinhos.
Na operação estiveram envolvidos três elementos do comando-local da Polícia Marítima de Portimão e um elemento da Capitania do Porto de Portimão, contando com o apoio de duas viaturas.
Esta ação integra-se num conjunto de medidas de fiscalização intensificadas nesta época do ano, quando se verifica um aumento da atividade piscatória em algumas zonas do país. A Polícia Marítima reforça assim o seu compromisso na salvaguarda dos recursos marítimos e no cumprimento das normas que regulam a pesca em território nacional.
A captura e comercialização de espécies protegidas ou cuja pesca esteja interdita pode resultar em sanções pesadas para os infratores, incluindo multas elevadas e o cancelamento de licenças de pesca. A Polícia Marítima apela à colaboração de todos os agentes do setor para garantir a sustentabilidade dos oceanos e a preservação das espécies marinhas.
Leia também: Há uma nova regra para quem viaja com bagagem de mão e não é o peso