A Casa Álvaro de Campos, em Tavira, será o palco da apresentação da mais recente peça de teatro em livro de Ricardo Belo de Morais. Intitulada “Transição” e publicada pelas Edições Húmus (coleção 12catorze), esta obra marca o regresso do autor ao universo literário de Fernando Pessoa. O evento decorre no próximo sábado, dia 18 de janeiro, pelas 17:00.
A versão original de “Transição”, agora revista e atualizada, estreou-se em palco em abril de 2018 no Parque dos Poetas, em Oeiras. A peça contou com as interpretações de Adérito Lopes (no papel de Vicente Guedes) e Ruben Garcia (como Bernardo Soares), sob a encenação de António Terra.
“Algures no espaço e no tempo, Vicente Guedes está à mesa de um restaurante. Nela, encontrou Fernando Pessoa em 1913, altura em que começou a revelar-lhe o seu projecto para o Livro do Desassossego”, pode ler-se na sinopse da obra.
“Vicente Guedes escreveu textos para a obra até finais de 1919, sempre em estreito contacto com Fernando Pessoa, que seria o editor. Mas, por razões desconhecidas, Guedes está sozinho e sem notícias de Pessoa há dez anos. Espera o seu Godot que teima em não regressar. Está certo nos seus anseios, acabando por lhe aparecer Bernardo Soares, que Fernando Pessoa chamou para continuar a sua obra magna em prosa”, acrescenta.
“Caberá ao semi-heterónimo de Fernando Pessoa explicar a Vicente Guedes as razões do seu afastamento do Livro do Desassossego, num diálogo cheio de imprevistos com fim interminável, refere.
A música de cena da peça “Transição” integra temas da cantora e compositora brasileira Olivia Byington e do cantor, compositor e pianista português Rogério Godinho.
Os livros das Edições Húmus podem ser adquiridos nas livrarias Snob, Linha de Sombra, Tigre de Papel, Unicepe, 100.ª Página, Almedina (Rato) e também nas plataformas online da Wook, Bertrand, FNAC, Almedina, Puvill Libros de Barcelona e CasaLini Libri de Florença, para além do site da própria editora.
“Transição” é a segunda peça de teatro publicada por Ricardo Belo de Morais em 2024. Em maio do ano passado, fora do universo pessoano, o escritor editou, através do Festival Mental, o policial bilingue “O Jogo do Veneno / The Game of Poison”.
Ricardo Belo de Morais, escritor e investigador literário, cursou Direito na Universidade de Lisboa e Ciências da Comunicação na Universidade Nova.
Membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012. Publicou ensaios literários e livros sobre Fernando Pessoa, mantém diversas páginas de divulgação pessoana nas redes sociais e tem editadas as obras “O Quarto Alugado – A vida de Fernando Pessoa revisitada por um velho amigo” e “Fernando Pessoa Para Todas as Pessoas”.
Assinou a curadoria do festival “Desassossego em Pessoa” em Oeiras, em 2018. Criou e é guia das visitas orientadas “Nas Ruas de Fernando Pessoa” e “Fernando Pessoa no Castelo de São Jorge”.
Em 2025, estreará um novo passeio literário pessoano lisboeta, “Fernando Pessoa em Arroios”, concebido e guiado por si, por encomenda daquela Junta de Freguesia da capital.
Em janeiro de 2024, assinou o dossier pedagógico da edição de “Mensagem” em banda desenhada, inserida na colecção “Clássicos da Literatura Portuguesa em Banda Desenhada”, projecto da Levoir e RTP. Foi comissário da exposição referente a esta última obra, no 35ª Festival Amadora BD.
Leia também: Este destino turístico paradisíaco a menos de 1h do Algarve é famoso pelas suas praias de água cristalina