A localidade de Alta Mora, no concelho de Castro Marim, prepara-se para acolher mais uma edição do Festival das Amendoeiras em Flor do Algarve, que decorrerá entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Este evento, que tem vindo a ganhar notoriedade ao longo dos anos, já é considerado uma das maiores iniciativas de inverno na região.
Organizado pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora, com o apoio da comunidade local, o festival transforma a aldeia na “capital das amendoeiras em flor”. Os habitantes têm trabalhado nas últimas semanas para garantir o sucesso desta celebração.
Inspirado no sucesso dos passeios pedestres “Amendoeiras em Flor”, o festival é agora um importante motor de promoção dos valores, tradições e da identidade da serra algarvia, com destaque para a amêndoa, um dos seus principais recursos endógenos.
Durante três dias, o evento oferece uma programação variada que inclui passeios pedestres com percursos de 6, 8, 11 e 20 quilómetros, animação de rua, ateliers infantis, gastronomia típica, música, teatro, workshops, pinturas faciais, mercado de rua e uma impressionante torta de amêndoa com 43 metros.
Entre os artistas confirmados estão ARUTLA, Trigueirinha, Brasa Doirada, António Manuel, Diabo a Sete, Beira Serra, Grupo Coral e Etnográfico Vozes de Almodôvar, Bando dos 4, Aí Xico-Xica e Al Fanfare. O festival contará ainda com estátuas vivas interpretadas por Maria Antónia.
Para facilitar o acesso ao evento, estará disponível transporte gratuito a partir de várias localidades, incluindo Castro Marim, Monte Francisco, Junqueira, Azinhal, Odeleite, Altura, Monte Gordo e Vila Real de Santo António, com diversos horários ao longo do dia.
Os bilhetes já se encontram à venda em www.fafa.pt ou na bilheteira online, com preços de dois euros para crianças dos 11 aos 14 anos e de 3 euros para adultos. As crianças até 10 anos têm entrada gratuita.
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”