O Município de São Brás de Alportel deu início à fase de votação das propostas apresentadas no âmbito do Orçamento Participativo (OP) 2025. Para esta iniciativa, está definida em orçamento uma verba de 70.000 euros, destinada ao projeto que merecer a preferência dos são-brasenses.
Após a apresentação das propostas e da respetiva avaliação técnica, depois de aprovada a seleção de propostas em reunião de câmara, no passado dia 3 de dezembro, segue-se agora a fase de votação, que decorre até ao dia 6 de janeiro de 2025.
Estão em votação seis propostas:
- 1. Construção de casas para gatos de rua – para proteger os animais errantes de forma higiénica e segura, evitando atropelamentos e protegendo-os da chuva.
- 2. Construção de uma Pista Pumptrack – Pista em alcatrão com cerca de 400 metros e lombas, ideal para desportos radicais e atividades recreativas.
- 3. Criação de uma Oficina comunitária solidária – Remodelação de um espaço com bancadas de trabalho e ferramentas para recuperar e reutilizar móveis, eletrodomésticos e outros bens, promovendo a sustentabilidade e a solidariedade.
- 4. Criação de Reservatório de combate a incêndios – Instalação de depósitos com capacidade mínima de 20 mil litros de água, garantindo pontos de água de emergência para meios aéreos e terrestres na serra.
- 5. Instalação de Pontos de acesso à internet nas escolas – Instalação de acesso à internet em todas as salas de aula do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
- 6. Sombreamento e arborização de parques infantis – Colocação de velas de sombra e plantação de árvores autóctones nos parques infantis, promovendo conforto e bem-estar.
Pessoas com 16 anos ou mais que residam, trabalhem ou estudem no concelho podem participar na votação, que pode ser realizada no Gabinete do Munícipe (Câmara Municipal), na Galeria Municipal ou nas Piscinas Municipais Cobertas.
Mais informações estão disponíveis nos locais de voto e no site da autarquia: www.cm-sbras.pt.
“O Orçamento Participativo de São Brás de Alportel, iniciado em 2006, é um exemplo de gestão pública participativa, que promove o envolvimento da comunidade na construção do futuro do concelho”, destaca a autarquia.
Ao longo dos anos, esta iniciativa tem dado origem a projetos emblemáticos como “o Parque Roberto Nobre, o Espaço Desportivo do Jardim Carrera Viegas, a Praça da República, o Parque das Amendoeiras, a Reabilitação da Entrada Nascente e o Skate Parque. Estes projetos demonstram o impacto direto da participação cidadã no desenvolvimento local”.
O Município de São Brás de Alportel mantém “este importante exercício de planeamento, que tem fomentado a proximidade entre munícipes e autarquia, a participação ativa na definição de prioridades para o concelho e a promoção de soluções sustentáveis e alinhadas com as necessidades da comunidade”.
Leia também: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é bastante contaminado por agrotóxicos