Em breve arrancará a primavera climatológica – próximo sábado, 1 de março – estação do ano definida pelos padrões comuns de precipitação e temperatura e que integra os meses de março, abril e maio. O referido período terminará também a um sábado – 31 de maio. Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal, analisa os principais destaques da previsão do tempo em Portugal para o próximo trimestre.
“Deitar um olhar sobre a climatologia da primavera serve para perceber várias características meteorológicas típicas desta estação do ano na geografia de Portugal. A grande dinâmica atmosférica e as bruscas mudanças de tempo; dias cada vez mais longos e temperaturas cada vez mais quentes – apesar da possibilidade de dias invernais, a formação de geada e a queda de neve tornam-se mais raras e a precipitação é frequentemente mais convectiva – com possibilidade de trovoada e granizo – e menos frontal”, afirma Alfredo Graça.
Eis a atual tendência da temperatura para os próximos três meses em Portugal
Segundo a Climatologia, os valores mais elevados da temperatura média em Portugal continental na primavera variam entre 14 e 18 ºC nos distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro. Nos Açores são ligeiramente mais amenas – entre 15 e 17 ºC- e na Madeira são umpouco mais quentes do que no Continente: entre 17 e 19 ºC.

De acordo com o modelo de referência da Meteored, a previsão para os meses de março, abril e maio de 2025 indica que é muito provável que as temperaturas marquem valores superiores à média em quase todo o território de Portugal continental, Açores e Madeira, não registando anomalias superiores a 1 ºC no referido trimestre.
As exceções seriam pequenas zonas fronteiriças do Nordeste Transmontano e Alto Alentejo (distritos deBragança e Portalegre) onde se preveem anomalias positivas de temperatura mais acentuadas (1/1,5 ºC).
No 1.º mês da primavera prevê-se mais chuva que o habitual nestas regiões portuguesas
Antes da análise àstendências da precipitação, é importante realçar o seguinte: é quase ficção científica afirmar se esta primavera será, ou não, muito chuvosa, já que, nesta estação, a possibilidade de se desenrolarem vários tipos de situações meteorológicas existe sempre.
De acordo com a Climatologia, os valores médios da precipitação total neste trimestre ultrapassam os 600 mm no Minho (soma dos distritos de Viana do Castelo e Braga) e superam os 275 mm nos distritos do Porto e de Viseu, por oposição ao Algarve (distrito de Faro) que, em média, não chega aos 100 mm. No arquipélago da Madeira os valores são geralmente inferiores a 150 mm e, no dos Açores, rondam normalmente os 250 mm.
Analisando março 2025 – e excluindo os restantes meses pois apresentam uma tendência muito indefinida na precipitação – os mapas de referência da Meteored mostram uma probabilidade de chuva acima da média na Madeira, nas ilhas de São Jorge, Terceira e São Miguel (Açores) e em todas as regiões situadas a sul do rio Douro (incluindo o Algarve), com anomalia positiva de 5 a 10 mm.
“Caso a situação descrita se concretize, estaríamos perante uma excelente notícia para as regiões mais afetadas pela seca (Barlavento Algarvio e Alentejo Litoral)”, conclui Alfredo Graça.
Mais informação no artigo original: Tempo para a primavera 2025 em Portugal: “poderá ser mais chuvoso do que o normal nestas regiões”, avisa Alfredo Graça
Leia também: Adeus carta de condução? Saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir