Não foi só agora que o arquipélago dos Açores começou a ser conhecido como o “Havai da Europa”. O que se sabe é que os Açores se encontram a menos de cinco horas dos Estados Unidos e estão no topo da lista de viagens de sonho de muitos portugueses e turistas internacionais. Embora o arquipélago dos Açores seja composto por nove ilhas, a maior das ilhas, São Miguel, encontra-se tão perto de Faro como de Lisboa.
Cerca de duas horas e meia de avião separam Lisboa de Ponta Delgada, assim como Faro da maior ilha dos Açores. Para ir até ao “Havai da Europa”, tanto pode partir do Algarve, como da capital portuguesa. Com saída de Lisboa, 30 euros podem ser suficientes para comprar uma viagem de ida e volta à ilha de São Miguel, uma vez que existem várias companhias áreas a fazer o trajeto, nomeadamente a TAP, Ryanair e SATA.
Só recentemente é que foi inaugurada a primeira rota para os Açores com partida do Algarve. De momento, só existem voos operados pela companhia açoriana, SATA, e estes realizam-se apenas às quintas-feiras e aos domingos. Neste caso, conte pagar pelo menos 40 euros pelos bilhetes de ida e volta.
Uma vez em São Miguel, não deixe de conhecer o centro histórico de Ponta Delgada, mas não perca, sobretudo, a oportunidade de visitar a Praia das Termas da Ferraria, considerada a praia com a água mais quente de Portugal. Conhecida pelas suas piscinas naturais aquecidas por fontes termais, a temperatura da água na Ferraria varia consoante as condições da maré e o fluxo das águas termais.
Se durante a maré cheia a água pode atingir temperaturas entre os 20 e os 25 graus, durante a maré baixa a água chega a atingir os 35 graus, podendo mesmo alcançar os 40 graus, nos pontos mais próximos das nascentes termais. Caso tenha mais tempo para explorar o arquipélago, pode sempre comprar uma passagem aérea para as outras ilhas ou pode fazer o trajeto entre ilhas de barco.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer