O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve inicia 2025 com um conjunto alargado de iniciativas para promover o desenvolvimento económico, a inovação e a competitividade das empresas da região.
“Entramos em 2025 com uma visão renovada e um compromisso reforçado com os empresários do Algarve. Sabemos que os desafios são grandes, mas acreditamos que, juntos, podemos transformar estes desafios em oportunidades para fortalecer a economia regional. Neste sentido, continuaremos a dar prioridade à intervenção, de forma articulada, junto das instituições públicas e associações nacionais e regionais, com o objetivo de contribuir para a defesa dos interesses das empresas e da região”, garante Vítor Neto, Presidente do NERA.
Entre os principais projetos aprovados destacam-se quatro Projetos SIAC (Sistemas de Apoio a Ações Coletivas), financiados pelo Programa Regional Algarve 2030, com foco na internacionalização de produtos, inovação, transição digital, empreendedorismo qualificado, descarbonização e sustentabilidade.
Estão também em desenvolvimento projetos provenientes de 2024, como o INTERREG Transfronteiriço (POCTEP), dedicado ao setor agroalimentar, e o INTERREG Atlântico, centrado na economia azul. Além disso, o NERA integra o consórcio do Centro de Competências em Cibersegurança do Algarve, um projeto apoiado pelo PRR.
No âmbito da formação profissional, destaca-se o Projeto Emprego + Digital, com 40 ações formativas gratuitas, bem como a oferta formativa regular certificada. Ainda em análise estão duas candidaturas submetidas ao INTERREG SUDOE no último ano.
Estas iniciativas respondem às necessidades atuais das empresas e estão alinhadas com as prioridades estratégicas regionais e nacionais, reforçando o papel do NERA como parceiro estratégico para o tecido empresarial algarvio.
A associação mantém o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a competitividade, promovendo a inovação e o crescimento das empresas locais.
Os interessados em mais informações sobre os projetos e atividades devem visitar o site www.nera.pt ou contactar o telefone 289 415 151 ou o email [email protected].
Leia também: Esta aldeia com 150 habitantes cresce sobre a água e já foi considerada das mais bonitas de Portugal