A Orquestra Sérgio Peres, com 53 anos de história, disponibilizou as suas músicas originais em plataformas digitais como Spotify e YouTube, permitindo aos fãs ouvir e partilhar temas icónicos como “Sem Ti”, “Amor na Areia” e “Prefiro o Inverno”.
Na página oficial do Spotify, estão reunidas todas as músicas originais da banda natural de Vila Real de Santo António, enquanto no YouTube é possível encontrar a discografia completa. Além disso, os temas podem agora ser utilizados em publicações nas redes sociais, como Facebook e Instagram.
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Sergio-Peres.jpg)
A Orquestra Sérgio Peres, que retomou a atividade em setembro de 2023, tem realizado concertos no Algarve e no Alentejo e foi homenageada pelo Lusitano Futebol Clube. A banda vilarrealense promete novidades para os próximos meses, com novos espetáculos e temas inéditos.
Orquestra Sérgio Peres nasceu a 31 de maio de 1971
A Orquestra Sérgio Peres foi criada a 31 de maio de 1971 em Vila Real de Santo António, pelo fundador que deu o nome à banda, Sérgio Peres.
A sua figura principal e fundadora dirigiu a banda durante alguns anos com o objetivo de animar as noites do verão algarvio.
Após a sua morte, o grupo continuou através do desejo e motivação de Toi Dourado, falecido em 2016.
Durante várias décadas e com algumas mudanças de membros, o grupo musical algarvio pisou palcos em Portugal, incluíndo as ilhas, e Espanha.
O seu vasto repertório musical em várias línguas (português, espanhol e inglês), os temas originais e o material de som e luz próprio de alta tecnologia para a época marcaram uma geração.
O tema original “Sem Ti”, lançado em 1986, foi gravado em Lisboa nos estúdios da MMO Power e escrito por Luís Peres, Toi Dourado e Filipe Viegas, tendo conquistado um Disco de Prata pela venda de 15 mil unidades.
Com vários álbuns editados em formatos de cassete, vinil e CD, ao longo dos anos também marcaram presença em programas televisivos nacionais como o “Estúdio 4”, da RTP em 1988 e “A Vida É Bela”, da TVI em 2004, apresentados por Carlos Ribeiro.
A 15 de julho de 1989 gravam e lançam o hino oficial do Lusitano Futebol Clube de Vila Real de Santo António, nos estúdios MMO Power em Lisboa.
Em 2001 foram convidados a participar no filme luso-italiano “Água e Sal”, realizado e escrito por Teresa Villaverde e produzido por Paulo Branco, cujas gravações decorreram em Cacela Velha.
Depois de alguns anos de pausa, a banda regressou aos palcos para um concerto especial comemorativo das Festas de Nossa Senhora da Encarnação, na Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António, a 3 de setembro de 2023.
Repleto de nostalgia e com uma grande moldura humana, o concerto foi um sucesso garantido e foi transmitido em vídeo através da internet para o resto do mundo, atingindo até ao momento mais de 25 mil visualizações.
No final do mesmo ano, a banda volta a subir ao palco daquela praça vilarrealense com um concerto de passagem de ano, a 31 de dezembro, com um novo conceito.
Leia também: Deixou de ser praia: este areal no Algarve já foi concorrido e hoje é desaconselhado