O Município de Tavira foi agraciado com o projeto “Fora do Lixo” com uma menção honrosa na categoria de “Ambiente e Sustentabilidade”, no âmbito dos Prémios Nacionais de Educação.
A cerimónia decorreu, no Templo da Poesia, em Oeiras, tendo sido a edilidade representada pela vereadora de Administração, Ambiente e Assuntos Jurídicos, Sónia Pires, que recebeu a menção honrosa.
“O projeto ‘Fora do Lixo’, iniciado em 2023, pretende reduzir a produção de resíduos, destinado à deposição final em aterro, assim como capacitar e envolver a população, tornando cada munícipe um agente da Economia Circular e parte ativa nas ações de Redução, Reutilização e Reciclagem”, explica a autarquia tavirense em comunicado.
Para alcançar os objetivos propostos e por forma a atingir um público-alvo abrangente da sociedade, foram constituídos dois eixos complementares:
- Eixo 1 – Valorização (Biorresíduos): valorização de biorresíduos, estimulando a compostagem doméstica, através da distribuição gratuita de compostores domésticos;
- Eixo 2 – Reutilização (Produtos menstruais): diminuição do consumo de produtos menstruais descartáveis, incentivando a utilização de produtos menstruais reutilizáveis, através da distribuição gratuita de copos e pensos menstruais reutilizáveis.
Até hoje foram entregues cerca de 150 compostores domésticos e 650 kits menstruais. As inscrições mantêm-se abertas e poderão ser efetuadas, através do site do Município ou presencialmente, na Divisão de Ambiente.
Os Prémios Nacionais de Educação são atribuídos anualmente, numa cerimónia que distingue, por mérito ou louvor, municípios, escolas ou instituições com trabalho reconhecido e com impacto positivo no território, no âmbito da Educação, em nove categorias distintas e com a atribuição de um Prémio Excelência e Inovação na Educação.
Leia também: Esta quinta no Alentejo está a ser vendida ao mesmo preço que um palacete na França