A Assembleia Municipal de Monchique, no Algarve, aprovou na segunda-feira as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025 no valor de quase 25 milhões de euros, uma aumento de 3,3% em relação a este ano.
“A nossa ambição é a de mantermos, no ano que vem, a trajetória iniciada nos últimos anos de aumentar o investimento em obras e diversos projetos”, disse à agência Lusa o presidente do município, o socialista Paulo Alves.
O Orçamento para 2025 e outros documentos que o acompanharam foram aprovados com os votos dos 12 deputados municipais do PS e da CDU, a abstenção dos quatro do PSD e um do Movimento Independente Cidadãos por Monchique, e a oposição de um do CDS.
O orçamento para 2025 prevê um total de 24.989.896 euros, o que significa um aumento de 800.000 euros em relação a 2024, segundo um comunicado do município.
Em comunicado, a Câmara algarvia sublinha que serão vários os projetos que irão ser concluídos ou iniciados durante o próximo ano e que darão continuidade ao orçamento anterior.
Entre estes, a continuação da reabilitação da Escola EB 2,3 Manuel do Nascimento e da Escola de Marmelete e do Parque da Vila (centro de BTT e anfiteatro natural).
Outros projetos previstos incluem a conclusão da recuperação do Parque de Estacionamento de S. Sebastião, o início da construção das infraestruturas do Parque Empresarial de Monchique e a continuação do apoio às Juntas de Freguesia.
O comunicado sublinha ainda que as Grandes Opções de Plano (GOP) para 2025 têm uma grande aposta na área social, onde se destacam algumas das intervenções acima referidas.
A nota também refere que as contas municipais refletem “o novo paradigma de gestão autárquica”, onde se pretende respeitar a sustentabilidade estrutural das finanças do Município de Monchique.
Leia também: Conheça as pensões que não estarão abrangidas pelo aumento extraordinário de 1,25% em 2025