Mais de 15.000 casas de luxo, com preços entre 1 e 3 milhões de euros, estão à venda em Portugal, distribuídas por todos os distritos e ilhas do país. Lisboa lidera o mercado com 38,6% da oferta nacional, seguida de Faro, que representa 26,5%. Em conjunto, estas duas regiões concentram 65% das habitações exclusivas disponíveis no país, segundo os dados do idealista/data referentes a novembro.
O terceiro distrito com mais casas de luxo à venda é o Porto (12,7%), seguido de Setúbal (6,7%), da Madeira (5,5%) e de Braga (2%). Todos os outros 19 territórios têm uma oferta de casas exclusivas inferior a 2% do total nacional.
Há também regiões com uma oferta muito reduzida. Cinco ilhas portuguesas – Porto Santo, na Madeira, e São Jorge, Santa Maria, Terceira e Pico, nos Açores – têm menos de 10 imóveis de luxo no mercado. No continente, destacam-se Bragança e Guarda por registarem menos de 20 habitações de luxo disponíveis.
Casas acima dos 3 milhões de euros
No segmento mais exclusivo do mercado residencial de luxo, com preços superiores a 3 milhões de euros, foram identificadas cerca de 2.400 propriedades anunciadas em novembro. Também aqui, a maior concentração de imóveis está em Lisboa (44,4%) e Faro (31,5%). Ou seja, 8 em cada 10 casas com preços acima de 3 milhões de euros localizam-se na capital e no Algarve.
A lista dos distritos e ilhas com maior oferta de imóveis deste valor é completada por Setúbal (8,5%), Porto (4,4%) e a Madeira (2,6%).
Já os mercados com menos de 10 habitações de luxo avaliadas acima dos 3 milhões incluem a ilha de São Miguel, bem como os distritos de Bragança, Castelo Branco, Viseu, Santarém e Coimbra.
Leia também: Fim das portagens no Algarve está próximo: Eis a data