A Marktest, entidade oficial que mede e audita as audiências digitais através do ranking netAudience, informou esta quarta-feira, 11 de dezembro, que o site postal.pt, do POSTAL DO ALGARVE, registou, em novembro, o melhor mês de sempre. Sem contar com as televisões TVI e SIC que lideram, mas com resultados que incluem também o entretenimento, o POSTAL ocupa assim a sexta posição entre os jornais mais lidos no digital em Portugal.
O POSTAL, primeiro órgão de informação regional a atingir o top 10 do ranking auditado netAudience, recebeu a visita de 1.994.372 indivíduos durante o mês de novembro de 2024.
O ranking nacional é liderado por um consórcio de vários sites do grupo TVI (multi), que somaram um total de 3.042.392 utilizadores, seguido pelas entidades SIC (multi), Jornal de Notícias (multi), Correio da Manhã (multi), Expresso (multi) e NIT (multi). Estas entidades são classificadas pela Marktest como “multi”, por agregarem vários sites com marcas e sub-marcas diferenciadas (ver rodapé no quadro). No ranking geral, o POSTAL ocupa a 8.ª posição, separado por apenas 60 mil leitores do Observador, que se encontra no 7.º lugar.
Os quase dois milhões de leitores alcançados em novembro pelo POSTAL representam 23,2% do total em território português (96%), segundo o ranking netAudience, que é a principal ferramenta de medição de “reach” (alcance) na internet. O alcance total do jornal algarvio, em termos de visualizações de páginas (artigos), foi de 7.533.803 durante o mês de novembro.
POSTAL supera os gigantes nacionais
Após a entrada direta no Top 20 nacional em outubro, o mês de novembro reforçou a liderança do POSTAL DO ALGARVE, com sede em Tavira. Ao subir cinco posições no ranking nacional, o POSTAL ultrapassou marcas de informação nacionais emblemáticas como o Diário de Notícias, RTP (multi), Jornal de Negócios (multi), O Jogo, Record, TSF e TV7 Dias. Este desempenho evidencia a força crescente dos meios regionais no mercado digital. Com um alcance de 23,2%, o postal.pt superou ainda, em quase o dobro da audiência conjunta dos dois maiores títulos regionais, o Notícias de Coimbra (14,2%) e O Minho (12,1%).
Por regiões, Lisboa e Porto lideram o número de acessos ao postal.pt, representando 36,85% e 23,44% das visitas, respetivamente. O distrito de Faro ocupa o terceiro lugar, com 6,34%, evidenciando o impacto local do site no Algarve. Na quarta posição encontra-se Setúbal, com 6,31% das visitas, seguido por Braga (5,04%) e Aveiro (3,24%).
O desempenho do jornal tavirense reflete, sobretudo, a sua capacidade de atrair leitores de todas as regiões do país, dando especial visibilidade à região do Alarve e particularmente ao concelho de Tavira. Este marco é um incentivo para continuar a inovar, consolidando a posição como o meio de comunicação local de maior impacto em Portugal.
O POSTAL continua a ser um dos poucos jornais portugueses com um grande número de fãs no Facebook, contando com mais de 155 mil seguidores.
Aos leitores do postal.pt, obrigado pela preferência.
Leia também: O Algarve está de parabéns! | Editorial de Henrique Dias Freire