Com uma pontuação final de 81,7%, Lagos conseguiu obter “o melhor resultados de sempre” na candidatura ao Projeto ECO XXI 2024, neste programa que identifica os municípios que se destacam a nível de sustentabilidade ambiental.
No passado dia 28 de novembro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, Lagos recebeu, a Bandeira Verde ECO XXI 2024, um prémio que demonstra “o trabalho contínuo do município na área da sustentabilidade ambiental, problemática urgente que tem sido uma das prioridades das estratégias da autarquia para uma proteção do Ambiente e da população” e ainda o prémio mais elevado no âmbito do sorteio realizado.
Este ano, foram rececionadas 62 candidaturas por parte dos municípios, sendo o Município de Lagos um dos 18 municípios portugueses, que tem vindo a participar no ECO XXI desde o início deste Programa, em 2006.
“A participação neste projeto é voluntária, cabendo a cada município a decisão da apresentação da candidatura. A nível do Algarve, candidataram-se os municípios de Albufeira, Tavira e Vila do Bispo, sendo Lagos o município algarvio a obter melhor pontuação”, refere a autarquia em comunicado.
Em 2022, o município de Lagos, obteve a pontuação de 73,3%, e em 2023, chegou aos 76%, resultado, que permitiu posicionar, mais uma vez, o município de Lagos no escalão 70%-80% e num dos melhores resultados dos últimos quatro anos.
Em 2024 Lagos conseguiu superar-se e obter a classificação de 81,7%, o que representou um crescimento de 5,7% face ao ano de 2023 e que, pela primeira vez, permitiu a Lagos posicionar-se no escalão acima dos 80%.
Deste modo, este “é melhor resultado de sempre obtido desde o início da candidatura ao projeto, atendendo a que em anos anteriores o município tem vindo a posicionar-se no escalão 70%-80%”,.
Através da análise de 21 indicadores de sustentabilidade ambiental local, foi avaliada a prestação do município em várias áreas, valorizando as que apresentam uma melhor performance e identificando as que necessitam de melhoria, com vista à construção de um desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade ambiental do município.
Lagos foi ainda premiado pela empresa MEO, com um prémio de sorteio, no valor de 3.693,60 euros, referente à oferta da instalação de uma estação de medição de qualidade ambiental (ar e ruído) e respetiva utilização gratuita por um ano.
O projeto ECOXXI é promovido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação que procura promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações dos municípios que mais apostam na sustentabilidade, incrementando a qualidade de vida da comunidade.
Leia também: Britânicos furiosos com novas regras boicotam férias em Espanha: “Não somos bem-vindos”