A Assembleia Municipal de Lagoa aprovou, no dia 18 de dezembro, o maior orçamento da história do município, totalizando mais de 66 milhões de euros.
Este orçamento para 2025, o mais elevado de sempre, “vem de encontro à estratégia definida para o atual mandato, pelo executivo permanente, e assenta em dois desígnios, a construção de habitação e a substituição das principais condutas da rede de água, bem como em seis compromissos, a Educação, a Cultura, a Ação Social, o Desporto, o cuidar do Espaço Publico e as Obras Municipais”, explica o Município de Lagoa em comunicado.
O orçamento foi aprovado por maioria, com 18 votos favoráveis (15 do PS e 3 do Movimento Lagoa Primeiro), 2 abstenções (BE e CDU) e 5 votos contra (4 do PSD e 1 do CHEGA).
Entre as prioridades estão a substituição das principais condutas da rede de abastecimento de água, a construção de novas habitações, a requalificação do parque habitacional e a modernização do território, alinhando Lagoa com os desafios do futuro. A proposta também reforça áreas já reconhecidas como exemplos regionais e nacionais, mantendo o foco na proximidade com a comunidade e na educação das novas gerações.
A proposta garante ainda um forte investimento em Educação, Cultura, Ação Social e Desporto, consolidando Lagoa como um exemplo de coesão social e desenvolvimento sustentável.
“Aprovar o maior orçamento que o Município alguma vez já teve traz-nos uma enorme responsabilidade. Mas nós, Executivo Permanente, já demonstramos que estamos à altura do desafio e iremos prosseguir com a nossa linha orientadora e com o nosso rigor no investimento do dinheiro público. O Orçamento aprovado projeta Lagoa para os próximos anos dotando este magnifico território de infraestruturas essenciais para o seu desenvolvimento”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
Leia também: Conheça a tasca onde se come cozido e bacalhau na brasa por menos de 10€