O ciclista belga Jordi Meeus (Red Bull-BORA-hansgrohe) venceu esta sexta-feira ao sprint a terceira etapa da 51.ª Volta ao Algarve, na chegada a Tavira, que não alterou os primeiros lugares da geral, encimada pelo suíço Jan Christen (UAE Emirates).
Meeus, de 26 anos, conseguiu a primeira vitória do ano ao cumprir os 183,5 quilómetros entre Vila Real de Santo António e Tavira em 4:18.34 horas, batendo sobre a meta o italiano Alberto Dainese (Tudor), segundo, e o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty), terceiro.
O colombiano Santiago Mesa, da portuguesa Efapel, foi nono e o melhor português, Rui Oliveira (UAE Emirates), foi 17.º.
Na geral, Jan Christen segue líder, com quatro segundos de vantagem para o colega de equipa português João Almeida, segundo, com o belga Laurens de Plus (INEOS) em terceiro, a 13 segundos.
No sábado, a quarta e penúltima etapa liga Albufeira a Faro, em 175,2 quilómetros, com nova chegada em pelotão compacto em perspetiva, num dia com quatro contagens de montanha, no Malhão (2.ª categoria), Picota (3.ª), Santa Bárbara (3.ª) e Bordeira (4.ª).
O ciclista francês Romain Bardet (Picnic PostNL), quarto classificado da geral, abandonou esta sexta-feira a 51.ª Volta ao Algarve, na sequência de uma queda já perto dos derradeiros 20 quilómetros da terceira etapa.
Quarto classificado da geral, a 18 segundos do líder Jan Christen (UAE Emirates), o ciclista de 34 anos caiu a 23 quilómetros da meta, na companhia do colega Romain Combaud, e desistiu.
Leia também: Onde costuma guardar o azeite? Sítio mais comum “é um dos piores lugares para o guardar”