O concelho de Lagoa foi palco de uma prova dos Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética na distância de 35 quilómetros, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve e da Câmara Municipal de Lagoa. A competição destacou-se pelo domínio de João Vieira e Vitória Oliveira, que conquistaram, respetivamente, o 71.º e o 3.º título das suas carreiras.
O atleta do Sporting, João Vieira, destacou-se na prova masculina ao liderar isolado desde os primeiros metros. Apesar das condições atmosféricas amenas, completou a prova em 2h38m17s, registando a sua quarta melhor marca de sempre na distância. Este resultado garante-lhe a presença na pré-seleção para o Campeonato da Europa de Nações em Marcha Atlética, com vista ao Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio 2025. “O meu foco estava nos Nacionais e nos Mundiais, e felizmente consegui alcançar ambos os objetivos. O mais importante é deixar uma marca na história do atletismo português”, afirmou o atleta de 48 anos.
Na prova masculina, Manuel Marques (Jardim da Serra) terminou em 2.º lugar com 3h06m28s, seguido de Amaro Teixeira (Póvoa de Varzim) com 3h26m27s.
Na vertente feminina, Vitória Oliveira (Benfica) destacou-se ao completar a prova em 3h02m02s, assegurando o seu terceiro título nacional nos 35 km. “O João Vieira tem um palmarés invejável e será sempre uma grande referência no atletismo português. Para mim, o objetivo era ser campeã nacional e garantir a marca para o Campeonato da Europa de Nações. A preparação está a decorrer bem, embora tenha tido alguns problemas gástricos durante a prova”, referiu a atleta. Joana Pontes (Leiria Marcha) alcançou o 2.º lugar com 3h12m00s, ficando a apenas 25 segundos do seu recorde pessoal.
Destaque ainda para o jovem atleta sub-20 Eduardo Camarate (Juventude Vidigalense), que completou a prova extra de 10 km em 42m42s, qualificando-se para o Campeonato da Europa de Nações de Marcha.
A Câmara Municipal de Lagoa congratulou todos os participantes e expressou satisfação com a realização deste evento, que reforça o compromisso do município com a promoção do desporto.
O sucesso da organização e a presença de um grande público consolidam Lagoa como um destino privilegiado para grandes eventos desportivos.
“O Município de Lagoa tem o privilégio de, mais uma vez, receber um evento de grande prestígio no âmbito do atletismo nacional. A realização dos Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em 35 quilómetros é mais um momento de celebração do desporto, da excelência e do espírito de superação. A Câmara Municipal de Lagoa continuará a apoiar e a promover o desporto, contribuindo para que a nossa cidade seja cada vez mais um destino de referência para eventos desportivos de topo”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer