No Dia de Reis, 6 de janeiro, o grupo de Cantares de Paderne “Força da Tradição” e, pela primeira vez, a Tuna da Universidade Sénior de Albufeira – Academia da Idade Maior de Albufeira (AIMA) cantaram as Janeiras nos Paços do Concelho de Albufeira, encerrando o ciclo das celebrações de Natal e Ano Novo.
A iniciativa reuniu elementos do Executivo, funcionários municipais e membros da comunidade no edifício dos Paços do Concelho. Os grupos, trajados a rigor e acompanhados por instrumentos tradicionais como acordeão, pandeireta, violino, viola e flauta, interpretaram cânticos alusivos ao Natal e ao nascimento do Menino Jesus, culminando com votos de um próspero Ano Novo.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destacou a importância do evento e elogiou o trabalho dos grupos na preservação das tradições culturais do concelho. Referiu, ainda, a relevância da recuperação dos cânticos antigos que eram levados de porta em porta para celebrar o Ano Novo e o nascimento do Menino Jesus.
“É fundamental valorizar o trabalho de pesquisa no âmbito das celebrações do Dia de Reis, uma vez que, atualmente, esta tradição já não surge espontaneamente nas vilas e aldeias do nosso país e se não for o trabalho e dedicação destes grupos iremos perder um legado valiosíssimo no que respeita à preservação da memória e da identidade cultural do nosso povo”, afirmou o autarca.
Entre os temas interpretados estiveram clássicos como “Vamos cantar as Janeiras”, “Noite Santa”, a versão natalícia de “Hallelujah”, “Feliz Navidad” e a “Cantiga dos Reis Magos”. O evento terminou com um Porto de Honra acompanhado de Bolo-rei, num momento de confraternização para brindar à chegada de 2025.
Leia também: Estas cortinas térmicas estão em promoção e ajudam a manter a casa quente no inverno