A 25.ª edição do Festival de Música Al-Mutamid tem início marcado para o dia 8 de fevereiro, em Albufeira, e promete uma celebração especial ao longo de 12 cenários da geografia portuguesa (seis cidades algarvias), encerrando a 28 de março no Cineteatro Louletano, em Loulé.
Este festival itinerante percorre locais emblemáticos de Portugal, incluindo Loulé, Lagos, Albufeira, Lagoa, Silves, Beja, Santiago do Cacém, Alvalade, Ermidas-Sado, Almada, Olhão e Leiria, regiões que outrora integraram o território de al-Andalus durante o reinado de Al-Mutamid, no século XI.
Com 25 anos de existência, o Festival de Música Al-Mutamid tornou-se o mais antigo festival de música itinerante realizado ininterruptamente em Portugal e é atualmente o evento de maior destaque dedicado à música tradicional árabe fora do mundo árabe.
Homenagem ao “Rei-Poeta” Al-Mutamid
O festival presta tributo anual a Muhammad Ibn Abbad, mais conhecido como Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha, Al-Mutadid. Nascido em Beja, em 1040, Al-Mutamid foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos. Em 1069, subiu ao trono de Sevilha, tornando-se o governante do reino mais poderoso de al-Andalus após a queda do Califato de Córdova.
Destronado em 1088 pelos almorávides, Al-Mutamid foi exilado para Agmat, a sul de Marraquexe, onde morreu em 1095. O seu túmulo, ainda preservado, é considerado um símbolo da riqueza cultural de al-Andalus. Reconhecido como um notável poeta, Al-Mutamid foi descrito por Ibn Jaqan como “o mais liberal, magnânimo e poderoso de todos os taifas de al-Andalus”, destacando-se pelo apoio às artes e pela hospitalidade no seu palácio.
Este evento, organizado pela Ibérica Eventos & Espectáculos, promove a música árabe tradicional e celebra o legado cultural de Al-Mutamid, proporcionando uma viagem no tempo e na história através da música e da cultura.
O programa completo do festival pode ser consultado na página oficial do evento: Festival Al-Mutamid no Facebook
Leia também: As rotundas fazem-se por dentro ou por fora? Saiba o que diz o Código da Estrada