O Município de Faro aprovou, esta segunda-feira, em reunião de câmara, a abertura de um concurso público para a execução da ecovia do litoral, que ligará Faro a Olhão. A empreitada tem um valor base de 2.090.065,37 euros, acrescido de IVA, e um prazo estimado de 455 dias para a sua conclusão.
O projeto prevê a criação de uma infraestrutura com cerca de 5.550 metros de extensão, ligando o núcleo urbano do Bom João, em Faro, ao concelho de Olhão. Este percurso inclui atravessamentos na Ribeira das Lavadeiras, na Ribeira do Rio Seco, bem como em planos de água do Parque Natural da Ria Formosa.
A iniciativa tem como objetivos principais a promoção do uso de modos suaves de mobilidade, a criação de uma alternativa de ligação entre Faro e Olhão e a implementação de medidas de recuperação ambiental.
O projeto abrange intervenções específicas em áreas naturais inseridas no Parque Natural da Ria Formosa, bem como a criação de uma via partilhada no troço urbano da ecovia, aproveitando o passeio pedonal existente e minimizando os conflitos entre peões, bicicletas e trânsito automóvel.
Adicionalmente, o projeto prevê soluções para o atravessamento das linhas e planos de água, com intervenções junto à denominada “Praia dos Estudantes”, na Ribeira das Lavadeiras, e na Ribeira do Rio Seco. A proposta também assegura uma integração paisagística adequada através da limpeza de resíduos, controlo de espécies invasoras e plantação de vegetação autóctone.
Após adjudicação da empreitada, consignação/execução dos trabalhos fica condicionada à obtenção do visto do Tribunal de Contas.
Leia também: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é bastante contaminado por agrotóxicos