A Eurocidade do Guadiana vai apresentar, esta quarta-feira, na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, uma proposta turística inovadora centrada no rico património religioso da região. Com uma programação anual diversificada, a iniciativa pretende atrair visitantes interessados em explorar a ligação entre fé, cultura e tradição que caracteriza este território no sul da Península Ibérica.
Sob o mote “Eurocidade do Guadiana: Em Corpo e Alma”, a campanha, que vai ser apresentada na FITUR, baseia-se na experiência do turismo religioso, oferecendo uma agenda anual transfronteiriça que destaca o património religioso e cultural da Eurocidade. Este território, profundamente marcado por tradições populares e uma devoção sólida, convida os visitantes a conhecer a herança monumental, artística e patrimonial de forma única.
A Agenda 2025 propõe uma programação de eventos religiosos e culturais que decorrem de janeiro a dezembro, incluindo celebrações tradicionais e festas populares nos municípios transfronteiriços. Entre os destaques estão a Semana Santa de Ayamonte, a Procissão de Velas em Castro Marim e Vila Real de Santo António, as festas de verão que começam em maio em Santa Rita e se prolongam até setembro em honra das padroeiras das freguesias, bem como as festividades de Natal e Ano Novo.
O programa inclui ainda eventos como o tradicional Banho Santo na Praia da Manta Rota e as celebrações dos Santos Populares em Castro Marim e Vila Real de Santo António. Para enriquecer a experiência, a iniciativa recorre à realidade virtual, permitindo aos visitantes explorar digitalmente diversos espaços religiosos, com base na Rota da Fé do Território Museu.
A apresentação da campanha vai ser acompanhada de um vídeo promocional que evidencia a experiência única de compreender a religiosidade, o sentimento e a fé, oferecendo uma perspetiva imersiva sobre o património religioso das três cidades que compõem a Eurocidade do Guadiana.
Além da vertente religiosa e cultural, a Eurocidade destaca-se também no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions), oferecendo um Centro de Congressos e Exposições de excelência, com oito mil metros quadrados de instalações, amplas áreas expositivas, salas de negócios, três auditórios e um espaço cénico de referência tanto na Andaluzia como no Algarve.
Com esta proposta inovadora, a Eurocidade do Guadiana reforça a sua posição como um destino turístico único, unindo Portugal e Espanha numa celebração conjunta de cultura, tradição e espiritualidade.
Leia também: Estas persianas inteligentes da IKEA controlam temperatura e luminosidade da divisão