Aqueles que têm o hábito de ir até ao Algarve para passar uns dias de férias acabam quase sempre por fazer uma visita ao país vizinho, já que se encontra ali mesmo ao lado. O mais comum é os turistas aproveitarem para conhecer Sevilha, mas há uma outra cidade também ela não muito longe da fronteira onde se encontra aquele que é considerado o caminho “mais perigoso do mundo”.
É a 60 quilómetros de Málaga que se encontra o Caminito del Rey, também conhecido como o “caminho mais perigoso do mundo”. Situado a cerca de três horas e trinta minutos de carro desde Vila Real de Santo António, no Algarve, o Caminito del Rey está prestes a celebrar 120 anos e, para celebrar, o percurso pedonal será ampliado.
O projeto inclui a edificação de uma ponte pedonal suspensa, com 110 metros de comprimento, que proporcionará um percurso alternativo ao atual, e a estrutura passará a ser a “mais longa do género em Espanha”, segundo o presidente da Diputación Provincial de Málaga, Francisco Salado, citado pelo El País.
Sabe-se ainda que o ponto onde a ponte é mais alta vai estar a 50 metros de altura. Para além disso, esta será construída com quase 1,5 quilómetros de cabos de aço trançados e madeira. A obra vai até contar com o auxílio de vários helicópteros, tal é a complexidade da mesma. Segundo a NiT, prevê-se que a nova ponte esteja concluída em meados de novembro deste ano.
De salientar que o Caminito del Rey foi construído entre 1901 e 1905 para dar acesso aos trabalhadores das centrais hidroelétricas da região. O principal destaque deste trilho é mesmo a passagem vertiginosa escavada na parede do desfiladeiro dos Gaitanes, que se encontra a cerca de 100 metros de altura.
O acesso ao Caminito del Rey custa 10€
Neste momento, o Caminito del Rey é um dos pontos turísticos mais famosos de Espanha e, desde 2015, já quase três milhões de turistas percorreram o caminho. Francisco Salado avançou ainda que todos os turistas que visitaram o trilho ao longo dos últimos 10 anos permitiram gerar cerca de 400 milhões de euros de impacto económico nos concelhos vizinhos, que quadruplicaram o número de unidades de alojamento.
Mesmo com a ponte em construção, saiba que é possível continuar a visitar o Caminito del Rey e o bilhete de acesso ao mesmo tem o custo de 10 euros. Note ainda que o trilho com 7,7 quilómetros de extensão só pode ser percorrido por caminhantes com mais de oito anos de idade.
Leia também: Este hotel ‘fantasma’ à venda já foi de João Baião e é mais barato do que uma casa