Com o início de dezembro e o Algarve em época baixa, marcada pela habitual redução nos preços das estadias nos hotéis, surgem novas oportunidades a explorar. Apesar das variações nos valores consoante a procura turística em cada localidade, esta cidade algarvia destaca-se não apenas pelos preços acessíveis, mas também por ser uma escolha atrativa para quem procura um destino tranquilo e económico para viver a reforma. Curiosamente, este reconhecimento vem dos nossos vizinhos espanhóis.
Vila Real de Santo António, situada a apenas 20 minutos de Ayamonte, é um dos destinos de eleição para os espanhóis, especialmente para os residentes na região de Huelva. Para além das suas praias deslumbrantes, o site espanhol Infobae sublinha que um dos principais atrativos de Vila Real de Santo António é o alojamento a preços reduzidos.
A mesma fonte descreve esta cidade algarvia como o destino ideal para reformados, graças à sua “combinação perfeita de tranquilidade, serviços acessíveis e preços mais baixos do que noutras zonas do Algarve”.
Para além do ambiente acolhedor, muitos visitantes ficam fascinados pela história de Vila Real de Santo António, separada de Espanha pelo rio Guadiana. A cidade, tal como a conhecemos hoje, nasceu de um projeto ambicioso de reconstrução após o terramoto de 1755.
Foi em 1774 que Vila Real de Santo António renasceu, após o devastador terramoto de 1755, sob a liderança do Marquês de Pombal, que a desenhou seguindo o modelo da baixa pombalina de Lisboa. O estilo pombalino, com as suas características marcantes, como linhas retas, praças amplas e edifícios simétricos, tornou-se uma das principais marcas da cidade. Este traçado organizado e harmonioso continua a ser um dos seus elementos mais distintivos, refletindo a visão inovadora da época e atraindo visitantes fascinados pelo seu património histórico.
Leia também: Saiba onde comprar uma botija de gás por metade do preço