Em Portugal costuma-se chamar “javardo” às pessoas consideradas mal-educadas e com poucas maneiras, mas o termo também é utilizado para fazer referência aos javalis de menor porte. Foi precisamente este mamífero que serviu de inspiração para o nome do alojamento local de Alexandra Almeida, até porque quando adquiriu o terreno estes animais eram uma constante.
Alexandra sempre esteve envolvida no setor do turismo, influenciada pelo trabalho dos pais nesta área. Gere dois pequenos hotéis no Porto, mas, mesmo assim, encontrou tempo para investir num projeto pessoal, também ele ligado ao turismo. Falamos da Javardo Family House, um “refúgio localizado numa encosta do vale do rio Douro”, em Penha Longa, no concelho de Marco de Canaveses.
Quando Alexandra comprou o terreno há uma década, a ideia passava por plantar árvores de fruta, mas o projeto mudou de rumo depois de a proprietária ter já plantado algumas árvores. É que esta decidiu transformar a antiga casa do caseiro na Javardo Family House, um alojamento em pedra granítica que respeita a tradição dos socalcos murados com granito local, tal como avança a NiT.
Este alojamento tem dois pisos e conta com um quarto com vista para o rio Douro, para além de uma cozinha aberta para a sala de estar e de jantar. Na parte exterior, os hóspedes podem ter acesso à piscina infinita. No entanto, as comodidades à disposição de quem ali se aloja não ficam por aqui, até porque estamos num ambiente rural.
Assim sendo, saiba que a propriedade também conta com um bosque que pode ser explorado livremente, além de uma cozinha exterior, uma cama de rede, áreas de leitura, um mini tanque com água aquecida, uma lareira exterior, um baloiço e árvores que produzem laranjas e limões.
Os preços por noite variam entre os 200 e os 350 euros
Quanto aos preços, estes variam entre os 200 e os 350 euros por noite, para duas pessoas, dependendo da época. Embora o alojamento se encontre na região norte de Portugal, se estiver no Algarve pode aceder ao mesmo em menos de duas horas. Terá primeiro de apanhar um voo da Ryanair que assegura a ligação entre Faro e o Porto (voo tem a duração de uma hora) e depois pode fazer o percurso de carro até Marco de Canaveses (também com a duração de uma hora).
Leia também: Estas persianas inteligentes da IKEA controlam temperatura e luminosidade da divisão