Quando se fala no Algarve, muitos são os que remetem o seu pensamento para as praias da região. O que é certo é que as praias de areias finas e águas cristalinas são o cartão de visita do Algarve, contudo, poucos são os que aproveitam a sua passagem pelo sul do país para dar uma oportunidade às vilas que não costumam aparecer nos tão famosos roteiros. É que há uma vila em particular que se encontra fora do radar dos turistas e que tem muito para descobrir.
A costa do Algarve estende-se desde Vila Real de Santo António até Odeceixe, mas há também uma parte da região que não é uma porta aberta para o oceano Atlântico. A pequena vila de Alcoutim, por exemplo, surge isolada na fronteira com Espanha e junto à linha que separa o Algarve do Alentejo. É por isso que o blog Vaga Mundos refere que Alcoutim está situado num Algarve “com sotaque alentejano”.
Localizada a pouco mais de 40 quilómetros a norte de Vila Real de Santo António, a vila de Alcoutim costuma estar fora do radar dos turistas e muitos deles nem chegam a saber que Alcoutim realmente existe. Embora o rio Guadiana separe a vila de Espanha, não é difícil alcançar o país vizinho com recurso a um barco.
No entanto, uma vez em Alcoutim, não pode deixar de visitar o castelo em tons ocre. Para além de ter a oportunidade de apreciar o “casario branco debruado de azul-céu e amarelo-sol, o quadriculado dos telhados vermelhos e o perfeito enquadramento do verde serrano”, poderá também desfrutar da gastronomia local.
É que é em Alcoutim que poderá provar o verdadeiro ensopado de enguias, já que estas vêm diretamente do Guadiana, o rio que pauta a paisagem da vila. Numa refeição na vila que cruza as tradições do Alentejo com as do Algarve, o grão, as couves e o feijão também são ingredientes obrigatórios.
Leia também: Este arroz é muito consumido em Portugal e é o mais contaminado por agrotóxicos