Para quem vive ou está apenas de passagem pelo Algarve, a vizinha Espanha está sempre por perto e muitos são os que aproveitam todas as oportunidades para explorar algumas cidades na Andaluzia. Sevilha, Marbella, Málaga e Gibraltar são alguns dos centros urbanos mais turísticos do sul de Espanha, mas há uma outra cidade que não está aos olhos de todos e está a surpreender os que lá vão por ter um ‘céu’ de pedra.
É difícil pensar como é que uma cidade se ergue debaixo de uma rocha, mas Setenil de las Bodegas é a prova viva de que isso é possível.
Uma rocha é o teto das casas e de algumas ruas
Os habitantes aproveitaram a erosão das rochas, provocada ao longo de século pelo rio Trejo, para construírem as suas casas nas reentrâncias, tal como escreve a NiT. Nesta cidade, a grande rocha é o teto das casas e até de algumas ruas, onde acaba por ser sempre noite, dado que a luz solar não entra ali.
Uma vez que o sul de Espanha se caracteriza por ser bastante quente nos meses de verão, Setenil de las Bodegas foi a opção de muitos espanhóis na hora de procurar casa pelo facto de as ruas estarem abrigadas do sol pelas rochas, o que faz com que o calor não seja tão ‘agressivo’ nos meses mais quentes.
Leia também: ‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal
A rua principal desta cidade chama-se Calle Cuevas del Sol, que em português significa “Rua das Cavernas do Sol”. A arquitetura da rua, cujo teto é uma rocha, atrai muitos visitantes, não só por ser uma rua diferente, mas por contar com vários bares e restaurantes.
Pode ainda visitar as ruinas de um antigo castelo
De salientar ainda que ao passear pelas ruas da cidade é possível aceder às ruinas de um antigo castelo árabe que já teve 40 torres. Nos dias de hoje, a única estrutura que resta do castelo pode ser visitada por apenas um euro.
Leia também: Adeus carta de condução? Saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir