O Natal está a chegar e, tanto as grandes cidades como as mais pequenas aldeias do país, começam a acender as luzes alusivas à época. Em França, os franceses contentam-se com as luzes de Paris e, por cá, os portugueses enchem as ruas de Parises para apreciar as decorações de Natal. Durante o ano, a aldeia situada no interior do Algarve regista apenas o movimento dos seus 21 habitantes, mas no Natal, milhares de pessoas passam por esta pequena localidade, pelo que ninguém fica sozinho.
A aldeia de Parises fica escondida na Serra do Caldeirão, no Algarve, a cerca de 18 quilómetros de São Brás de Alportel. Poucos são os que reconhecem a aldeia ao ouvir o seu nome, mas, na época do Natal, esta pequena localidade ganha uma popularidade quase tão grande como as grandes cidades do Algarve. Foi no dia 8 de dezembro que se acenderam as luzes de Natal de Parises, contudo a grande festa será no fim de semana de 14 e 15 de dezembro.
Situada a cerca de 50 minutos de carro desde Faro, a aldeia de Parises promete workshops de saberes e sabores e uma jantarada comunitária, para a qual todos os de fora estão convidados. Poderá também aprender a fazer o tradicional jantar de feijão no forno a lenha, assim como terá oportunidade de praticar a confeção de biscoitos fritos e das famosas fatias douradas.
As tradicionais festas de Natal de Parises atraem milhares de pessoas às ruas da aldeia, no entanto, tudo o que acontece durante as festas é resultado do trabalho dos 21 habitantes, a par com alguns funcionários da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e vizinhos, tal como avança o Diário Online Região Sul.
Parises tem apenas 21 habitantes e, em 2023, entre este grupo de habitantes havia apenas uma criança. Ainda assim, na época do Natal, com as famosas festas, é difícil alguém sentir-se sozinho.
Leia também: Conheça as pensões que não estarão abrangidas pelo aumento extraordinário de 1,25% em 2025