A Escola Básica de Vale Parra, em Albufeira, foi palco, no passado dia 16 de dezembro, da sessão inaugural do projeto educativo “@ Cientista Regressa à Escola”. Promovido pela Native Scientists, este programa tem como objetivo levar cientistas de volta às suas antigas escolas primárias para realizar oficinas, aproximando os mais jovens da ciência, promovendo a literacia científica e incentivando o interesse pelo universo científico.
Lucas Sousa, cientista de 24 anos, conduziu a oficina inaugural dedicada ao tema da “Gestão”. Licenciado em Economia e a concluir o mestrado em Gestão na NOVA School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa, Lucas proporcionou aos 18 alunos do 4.º ano da sua antiga escola uma experiência prática e dinâmica. Durante a sessão, foram explorados conceitos como orçamento, gestão, liderança de equipas, cumprimento de prazos e apresentação de resultados.
A oficina incluiu duas atividades principais. Na primeira, os alunos, divididos em duas equipas, tiveram o desafio de organizar uma festa de aniversário, definindo os recursos necessários de forma criativa e estruturada. Na segunda, em grupos de quatro elementos, os estudantes construíram uma torre com materiais limitados, aplicando princípios de equilíbrio, organização, liderança, resiliência, perseverança e trabalho em equipa.
No mesmo dia, o cientista visitou ainda a Escola Básica de Vale Pedras para dinamizar outra sessão.
José Carlos Rolo destacou a relevância do projeto afirmando que “este tipo de iniciativas são uma alavanca para despertar nos mais novos o interesse por áreas distintas da ciência, mostrando-lhes como o conhecimento pode abrir portas para diferentes percursos profissionais”.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira garantiu que “é crucial que se desenvolvam estas atividades, por forma a motivar e incentivar ao estudo e à pesquisa, contribuindo para uma geração mais curiosa, capacitada e confiante”.
Por seu turno, Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, revelou que “este é um projeto que, com toda a certeza, está alinhado com os princípios que norteiam a definição de Educação proposta pelo atual Executivo. Uma iniciativa que proporciona experiências enriquecedoras, diversificadas, inclusivas e de qualidade, que valoriza a formação integral das nossas crianças e que lhes oferece competências a pensar no futuro”.
“É um privilégio para o Município de Albufeira, membro da Rede de Cidades Educadoras, acolher projetos que motivem nos mais pequeninos o amor pela ciência, pela investigação e pela aprendizagem, estimulando-os a explorar novos conhecimentos”, sublinhou a autarca.
A iniciativa prossegue a 17 de janeiro, desta vez com uma cientista da área da Neurobiologia, que realizará novas oficinas noutras escolas do concelho, incluindo a Escola Básica N.º 1 de Albufeira, onde completou o ensino primário, e a Escola Básica de Brejos, alargando o impacto deste projeto junto das crianças.
Leia também: Novidade do Lidl (chega antes do natal) promete fazer esquecer a Air Fryer que tem em casa