Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia

Explicações escolares e atividades de tempos livres podem ser deduzidas no IRS?

A Autoridade Tributária esclareceu quais os serviços educativos que beneficiam da isenção do IVA. Saiba quais, e que atividades não estão abrangidas

18:10 21 Fevereiro, 2025 17:40 21 Fevereiro, 2025 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A isenção do IVA para explicações em centros de estudos foi alargada, abrangendo as lições sobre matérias dos ensinos escolar e superior. No entanto, serviços de acompanhamento ao estudo, atividades de tempos livres ou simples vigilância não estão incluídos nesta medida.

Este esclarecimento surge na sequência do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), através de uma orientação emitida pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). O objetivo é definir quais serviços beneficiam da isenção e quais podem ser considerados despesas de educação dedutíveis no IRS.

Anteriormente, a isenção do IVA aplicava-se apenas a explicações prestadas por professores de forma individual. Com esta alteração, os centros de estudos também passam a estar abrangidos pela isenção, desde que cumpram os critérios estabelecidos.

A questão do IVA é relevante no contexto do IRS, pois só são consideradas despesas de educação aquelas que estejam isentas de IVA ou sujeitas à taxa reduzida. No caso dos centros de estudos, a taxa normal de 23% era aplicada, dificultando a dedução destes gastos.

De acordo com a AT, apenas os serviços que correspondam a lições ministradas sobre matérias do ensino escolar ou superior podem beneficiar da isenção. Estas lições devem estar alinhadas com os planos curriculares e conteúdos programáticos oficiais.

“A isenção abrange, assim, a totalidade do valor tributável das prestações de serviços que consistam em lições ministradas sobre matérias do ensino escolar ou superior”, indica a orientação da AT. São incluídas mensalidades, aulas isoladas, taxas de inscrição e seguros, desde que estes custos estejam diretamente relacionados com o ensino.

As lições podem ser ministradas por professores, explicadores ou centros de explicações, desde que sigam os critérios estabelecidos pelo sistema educativo nacional. Este ponto reforça a necessidade de enquadramento dentro dos programas escolares oficiais.

Por outro lado, os serviços que não se enquadrem no conceito de lições sobre matérias do ensino escolar ou superior não beneficiam da isenção. A AT esclarece que atividades como acompanhamento ao estudo ou mera vigilância de alunos não estão abrangidas.

Segundo a Executive Digest, o mesmo se aplica a serviços de guarda de crianças e ocupação de tempos livres. Atividades de caráter lúdico, desportivo ou recreativo também não entram no âmbito da isenção prevista na legislação.

O ensino de línguas, música ou outras áreas que não integrem os planos curriculares oficiais não está incluído na isenção do IVA. Assim, apenas as disciplinas contempladas no sistema educativo beneficiam desta medida.

Além disso, o fornecimento de materiais didáticos ou outros recursos pedagógicos continua sujeito à tributação normal, não podendo ser considerado para efeitos de isenção.

As aulas ou ações de formação ministradas por formadores também não se encontram abrangidas. A medida tem um foco claro no ensino tradicional e nos conteúdos programáticos oficiais.

Esta distinção entre os serviços elegíveis e não elegíveis para isenção é essencial para evitar interpretações erradas da legislação. As entidades prestadoras destes serviços devem estar atentas às regras aplicáveis.

Os contribuintes que desejem deduzir despesas de educação no IRS devem verificar se os serviços frequentados cumprem os critérios definidos pela AT. Apenas assim poderão garantir que estas despesas são aceites na declaração anual de rendimentos.

O alargamento da isenção do IVA representa um benefício para muitas famílias, reduzindo os encargos com explicações. No entanto, é fundamental compreender os limites da medida e garantir que apenas os serviços elegíveis são incluídos nas deduções fiscais.

A clarificação agora emitida pela AT pretende dar segurança jurídica às entidades e aos contribuintes. Assim, torna-se mais fácil distinguir entre os serviços que beneficiam da isenção e aqueles que continuam sujeitos à tributação normal.

Leia também: Onde costuma guardar o azeite? Sítio mais comum “é um dos piores lugares para o guardar”

Ciência Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Algarve

Creche Salta-Pocinhas precisa de 580 mil euros para abrir em Faro

15:50 6 Agosto, 2026 16:05 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

AIPAR precisa de angariar 580 mil euros para concluir a creche Salta-Pocinhas, que terá horário noturno e aos fins de semana

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

“Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62

21:30 6 Agosto, 2026 14:26 6 Agosto, 2026 | João Luís

Homem foi obrigado a reformar-se depois de ser despedido aos 60 com cortes na pensão: chama de “injustiça”

Algarve Cultura Gastronomia

Marisco da Ria Formosa e grandes concertos animam seis noites em Olhão

15:30 6 Agosto, 2026 15:28 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Festival do Marisco volta a celebrar a identidade marítima de Olhão, a gastronomia local e os produtos frescos da Ria Formosa

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Anel de diamante. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

“Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer

21:00 6 Agosto, 2026 18:37 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno conhecido como "anel de diamante" durará apenas cerca de 26 segundos em Portugal, durante o eclipse solar de 12 de agosto

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Ciência, Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve, Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Algarve

Creche Salta-Pocinhas precisa de 580 mil euros para abrir em Faro

15:50 6 Agosto, 2026 16:05 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

AIPAR precisa de angariar 580 mil euros para concluir a creche Salta-Pocinhas, que terá horário noturno e aos fins de semana

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

“Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62

21:30 6 Agosto, 2026 14:26 6 Agosto, 2026 | João Luís

Homem foi obrigado a reformar-se depois de ser despedido aos 60 com cortes na pensão: chama de “injustiça”

Algarve, Cultura, Gastronomia

Marisco da Ria Formosa e grandes concertos animam seis noites em Olhão

15:30 6 Agosto, 2026 15:28 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Festival do Marisco volta a celebrar a identidade marítima de Olhão, a gastronomia local e os produtos frescos da Ria Formosa

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Anel de diamante. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

“Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer

21:00 6 Agosto, 2026 18:37 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno conhecido como "anel de diamante" durará apenas cerca de 26 segundos em Portugal, durante o eclipse solar de 12 de agosto

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Últimas Notícias

  • Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
    Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
  • Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)
    Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)
  • “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62
    “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62
  • “Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer
    “Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer
  • Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro
    Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

Opinião

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
    A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
  • Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende
    Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
    União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento