A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, vai ser palco da conferência “Como ajudar a lidar com a frustração, a ansiedade e a impaciência do meu filho na escola… e com a matemática”, no próximo dia 24 de janeiro, entre as 17:30 e as 19:00, uma sessão dedicada às famílias, conduzida por Inês Ferreira Cruz.
Esta palestra integra o projeto “À Conversa com a Matemática”, que tem como objetivo aproximar pais e alunos da disciplina de matemática. A iniciativa pretende partilhar dicas práticas e estratégias para desenvolver o raciocínio matemático de forma simples e sem recorrer a números ou cálculos, promovendo o gosto, a motivação e o sucesso escolar nesta disciplina.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, professor de matemática de formação, reconhece os desafios associados ao ensino da disciplina e sublinha que “a matemática não tem que ser um bicho papão, com muitos alunos a sentirem enormes dificuldades e a obterem péssimos resultados, não só a nível nacional mas também nos rankings internacionais”.
“É fundamental encontrar estratégias para melhorar a aprendizagem e desenvolver competências matemáticas que contribuam para diminuir o insucesso dos alunos, o que irá fazer toda a diferença não só a nível escolar, mas, também, futuramente na sua vida profissional”, destaca o autarca.
Inês Ferreira Cruz é licenciada em Matemática pela Universidade do Porto e professora desde 2000. Colabora com a Porto Editora desde 2014 na criação de conteúdos para a Escola Virtual e é autora de dois manuais de exercícios para o 8.º e 9.º anos. Com formação em Programação Neurolinguística (PNL), é também a criadora do projeto “À Conversa Com…” e do blogue inesferreiracruz.wixsite.com/blog.
Segundo Inês Cruz, “o (in)sucesso na matemática não depende só dos professores, das escolas e dos alunos … depende também de nós pais … e em conjunto, reunindo esforços, pode ser simples melhorar competências matemáticas que farão diferença na sala de aula”.
A participação na conferência é gratuita, mas requer inscrição prévia devido à limitação de lugares. As inscrições devem ser feitas até 21 de janeiro para o e-mail [email protected]. Para mais informações, pode contactar o número 289 599 692.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer